Ultima atualização em 14 de Outubro de 2021 às 13:24

Adeus, Sebastião Tapajós, Doutor Honoris Causa da Ufopa!

A Universidade solidariza-se a parentes, amigos, fãs e admiradores do ilustre artista que tanto contribuiu, com talento e genialidade, para a cultura brasileira e amazônida.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do violonista e compositor paraense Sebastião Tapajós, ocorrido na noite de sábado, 2 de outubro de 2021, em Santarém (PA). Vítima de um infarto agudo do miocárdio, Sebastião Pena Marcião tinha 79 anos de idade. Músico talentoso, consagrado internacionalmente, Sebastião Tapajós recebeu em 11 de novembro de 2013 o título de Doutor Honoris Causa da Ufopa, em reconhecimento a sua incrível trajetória artística e contribuição à cultura brasileira e amazônida.

Natural de Santarém, Sebastião Tapajós começou a estudar violão ainda criança, tendo seu pai como professor. Em 1964, partiu para Portugal, após ganhar uma bolsa de estudos no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, e, depois, para a Espanha, após convite para estudar no Instituto de Cultura Hispânica de Madri. Retornando ao Brasil, foi nomeado professor de violão do Conservatório Carlos Gomes, em Belém, onde lecionou até 1967. No mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), onde gravou seus primeiros álbuns solos. A partir daí, deslanchou sua carreira internacional, ganhando destaque, principalmente, junto ao público europeu, mas também em outros continentes. Em 1998, seu nome artístico “Tapajós” foi agregado ao seu nome oficialmente, com registro cartorial.

“O mestre guitarrista Sebastião Tapajós, batizado de Sebastião Pena Marcião, literalmente fez seu nome depois de adotar o nome de seu amado rio. Renomado tanto pela técnica fenomenal quanto pela erudição, Tapajós criou uma vertente do violão brasileiro que combina o clássico e o popular com o folclore regional da Amazônia. Suas numerosas composições, produto de uma carreira que dura mais de 60 anos, são regravadas incessantemente em todo o mundo. Seus 90 álbuns, incluindo composições próprias e interpretação de clássicos, permanecem em demanda internacional, vendidos em seus formatos originais e em compilações encontradas na Internet. A projeção global de Sebastião Tapajós chamou a atenção para a cultura brasileira, a região amazônica e particularmente para o estado do Pará, ao qual ele dedica especial deferência. Seu nome é uma homenagem ao rio e à terra de onde ele saiu para obter aclamação mundial, e o lugar para onde ele voltou e vive até hoje: o Rio Tapajós”. (Instituto Sebastião Tapajós)

Notícia relacionada:

03/ 10/2021

Apresentação de Sebastião Tapajós durante solenidade em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Ufopa.