Ultima atualização em 5 de Abril de 2019 às 15:13

AIT e Arni organizam workshop de apresentação da BioTec-Amazônia

No dia 4 de abril de 2019, a Agência de Inovação Tecnológica (AIT) e a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Ufopa realizaram um workshop de apresentação da Biotec-Amazônia aos coordenadores de laboratórios da universidade. A BioTec-Amazônia é uma associação de direito privado, qualificada pelo Governo do Estado do Pará como organização social, que visa a promover o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional. É qualificada como organização social para atuar na área de Desenvolvimento Tecnológico e Científico, conforme Lei Estadual nº 5980, de 1996, e Decreto Estadual nº 3876, de 2000.

A ação tem como objetivos estratégicos: apoiar a criação e consolidação de ambientes de inovação nas regiões de integração do estado; estimular parcerias entre as Instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), o setor empresarial e as comunidades tradicionais; fomentar o crescimento das cadeias industriais; e, com apoio da academia e de suas incubadoras, promover a geração de novas empresas de base tecnológicas voltadas, prioritariamente, aos produtos da biodiversidade.

Além da apresentação da BioTec, foi exposta a contribuição ao conceito de Hub de Inovação Tecnológica (HIT) no Tapajós voltado à Bioeconomia. Em seguida, houve um debate e ajustes ao Hub, além de alinhamentos de trabalho com os pesquisadores. Entre os participantes, estavam: professor Domingos Diniz, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa; professor José Roberto Branco Filho, diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT), e o professor Rodrigo da Silva, da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni). A apresentação foi a cargo da assessora técnica da BioTec-Amazônia, professora Patrícia Chaves Oliveira, que explicou sobre a importância de um hub para as startups, empresas, investidores e comunidades agroextrativistas locais. O evento foi realizado no Auditório do NTB, na Unidade Tapajós.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/079ce2e50157a507c6a2b91ed7a37ab3_250q0lf.JPG

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/6329a3dfeb6ca5aea4084a012a1ee7aa.JPG

27/3/2019, atualizado em 4/4/2019