Ultima atualização em 3 de Abril de 2019 às 11:17

Agência de Inovação lança edital de empreendedorismo

A Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Ufopa lançou na sexta-feira, 29, o edital do Programa de Empreendedorismo. A programação de lançamento, que ocorreu no Auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém, teve a participação de um público jovem e bastante empolgado com as propostas, o que pôde ser observado a partir da interação entre o cerimonial, organizadores, palestrantes e expectadores.

A palestra de abertura foi proferida pelo reitor da Ufopa, Hugo Diniz, que falou sobre “Perspectivas e Política de Inovação na Ufopa”. Na oportunidade, ele aplicou uma rápida pesquisa entre os presentes para saber a área de maior potencial de inovação na Universidade. Ao final foi apontada a Computação como área de maior destaque.

Hugo Diniz disse que falar em um evento daquela natureza era “um privilégio, porque é um desafio fazer uma exposição a um público onde existem empreendedores, mas vou arriscar e dar minha opinião”.

Logo o reitor começou a interagir com o público e destacou quatro áreas que considera necessárias e merecem maior atenção: 1) Educação, que enfatizou ser o maior legado da Universidade; 2) Biociências, bastante abrangente; 3) Computação, que destacou como um sonho; e 4) Gestão, considerada como uma necessidade.

Ainda durante sua participação, Hugo destacou que atualmente os negócios devem ser pensados dentro de um modelo que ocupe pouco espaço. “Pode-se pensar a implantação de um polo de produção de software na Amazônia. Algo que se produza em pouco espaço e em que se tenha uma visão da necessidade de inovação na gestão, levando em conta as técnicas que temos”. Também citou o descarte de medicamentos, que virou Projeto de Lei municipal, dando um exemplo de que para qualquer empreendimento são necessárias análises da necessidade do projeto e a busca de parceiros.

Logo em seguida, o diretor da Agência de inovação Tecnológica (AIT), Prof. Dr. Roberto Branco, apresentou a agência, onde funciona, o que faz, e chamou o coordenador do Programa de Empreendedorismo, Prof. Me. Edair Canuto, para expor o programa e apresentar o edital.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/8d2babcbe58fc3146e56c4a35b735a58.JPG
Professor Edair Canuto fazendo a exposição do edital

O encerramento da programação ocorreu por volta das 18h, com a palestra “Negócios Sociais e de Impacto”, ministrada pela Profa. Ma. Caroline Pilletti (IFPA), seguida da apresentação do TOP THREE da I Semana de Inovação Tecnológica da Ufopa.

Sobre o edital - O edital do Programa de Empreendedorismo irá selecionar projetos de alunos e servidores da Universidade para o Programa de Empreendedorismo da AIT. O objetivo é captar ideias promissoras de negócios, oferecendo aos candidatos acompanhamento com mentorias especializadas e capacitação para viabilizar a implantação de novos negócios.

A seleção será realizada em duas etapas: na primeira, serão escolhidos projetos para participar de uma capacitação de curta duração em ideação; a segunda terá duração de 4 meses e selecionará os melhores modelos de negócios gerados para a participação no programa.

As inscrições para o Programa de Empreendedorismo serão realizadas pelo site oficial https://www.even3.com.br/progempreendedorismo/, a partir do dia 29.

Confira aqui o edital do programa.

2/4/2019

Reitor da Ufopa, Hugo Diniz, falou sobre “Perspectivas e Política de Inovação na Ufopa” no lançamento do edital (Foto: Albanira Coelho) 29/3/2019