Ultima atualização em 22 de Setembro de 2023 às 17:19

Alunas do Campus Juruti são premiadas em evento nacional

No período de 12 a 14 de setembro de 2023 foi realizado em Belo Horizonte o 11º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA) (MG), com a participação de estudantes do curso de Engenharia de Minas do Campus Juruti da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Com o título “Ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por mineradoras em operação no Pará”, a aluna Ádria Souza Silva foi premiada em segundo lugar na categoria estudante. A aluna premiada tratou dos desafios que grandes mineradoras encontram ao tentar promover uma economia descarbonizada em meio à região de maior biodiversidade do planeta, bem como visou mostrar as medidas adotadas por essas empresas de mineração para se adaptarem às mudanças climáticas. Ádria foi orientada pelo professor Michael Santos e teve a colaboração da estudante Joely Pinheiro.

Também foram aprovados outros trabalhos desenvolvidos por universitárias do curso de Engenharia de Minas do Campus Juruti da Ufopa. No trabalho “As tendências tecnológicas e de inovação para a mineração, gêmeo digital; uma revisão bibliográfica", a busca por inovação tecnológica foi o que inspirou a universitária Nerliane Souza a fazer uma análise da aplicabilidade da ferramenta Digital Twin ("Gêmeo Digital" em português) na mineração.

A estudante Joely Pinheiro apresentou o trabalho “Solarização: alternativa sustentável para o controle de vegetação em taludes de mineração no baixo Amazonas”. Outro trabalho aprovado foi “Mineração e construção civil, uma avaliação econômica de tijolo cerâmico produzido em Juruti (PA)", produzido pela acadêmica Simara Nascimento.

Mais informações no site do Campus Juruti.

Comunicação Ufopa, com informações do Campus Juruti
22/09/2023