Criado em 26 de Março de 2018 às 16:59

Aluno indígena Wai Wai ministra aula em língua materna

No dia 13 de março de 2018, o discente Estepan Wai Wai, do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa, ministrou aula em sua língua materna sobre a temática “Meio ambiente e a questão indígena no Brasil”. A exposição contou com o apoio do discente Jonas Manciki Wai Wai, do curso de Direito, como intérprete. Após a apresentação, houve um diálogo e uma sessão de perguntas e respostas com os demais acadêmicos presentes.

“Estepan apresentou desenvoltura, habilidade e competência requeridas para se tornar um bom professor”, afirma a docente Ednea Carvalho, da Licenciatura em Geografia, que idealizou a atividade. “Tivemos a oportunidade de vivenciar um momento ímpar nesta instituição de ensino superior, e mais especificamente no Instituto de Ciências da Educação, onde pela primeira vez um aluno bilíngue ministrou uma aula em sua língua materna”, explicou a docente.

Segundo Ednea Carvalho, a ideia da aula ministrada em língua indígena Wai Wai surgiu quando ela percebeu a dificuldade que o aluno tinha em apresentar seminários e também pela exigência do estágio supervisionado, em um ambiente escolar no qual o aluno não se sentia à vontade para expressar as temáticas na língua portuguesa.

Com o intuito de materializar tal possibilidade, a docente procurou a servidora Cristiane Nogueira, da Diretoria de Ações Afirmativas, que a auxiliou na mobilização dos demais alunos Wai Wai, que estão matriculados em diversos cursos na instituição, para que eles pudessem participar da aula ministrada por Estepan Wai Wai. “Essa experiência nos permitiu avaliar nossas práticas de atuação e avaliação em sala de aula diante dos desafios que o contexto educacional nos apresenta, seja na educação básica quanto no ensino superior”, afirma Carvalho.

Comunicação/Ufopa, com informações da docente Ednea Carvalho
Fotos: Cristiane Nogueira
15/3/2018

Orientada pela professora Ednea Carvalho, a atividade contou com a participação de alunos da etnia Wai Wai.