Ultima atualização em 17 de Janeiro de 2023 às 17:24

Antropólogo inglês David Cleary doa acervo à Ufopa

“Eu recebi mais do que doei a essa cidade”. Foi com esta afirmação que o antropólogo inglês David Cleary resumiu o ato de ceder todo o seu acervo de pesquisas sobre a Amazônia para o Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA/Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Durante reunião remota realizada no último dia 10 de novembro, Cleary confirmou a doação.

As cerca de 20 caixas contendo farto material sobre a região devem chegar a Santarém no início de 2021. Uma visita oficial do antropólogo está prevista para ocorrer assim que as viagens internacionais estiverem regularizadas, levando-se em conta a cenário da pandemia de Covid-19.

“O acervo consta de livros em inglês, espanhol e português e reproduções de documentos, relatórios de autoridades e obras raras datadas dos séculos XIX e XX, material compulsado em arquivos e bibliotecas do Brasil e do exterior. A temática predominante é o meio ambiente na Amazônia, especialmente no Baixo Amazonas, mas os afortunados poderão contar ainda com material relativo à Cabanagem, por exemplo”, explicou o Prof. Gefferson Ramos Rodrigues, coordenador do CDHBA.

“O material foi reunido ao longo de três décadas de pesquisa do antropólogo”, informou Gefferson Rodrigues. Vivendo atualmente em Londres, Cleary passou parte de sua vida nos Estados Unidos, onde foi professor da Universidade de Harvard, e, nos últimos anos, como antropólogo da organização não governamental The Nature Conservancy (TNC), com sede em Belém. “Mesmo depois de se desligar da universidade, o pesquisador não deixou de investigar, consultar e coletar materiais de estudo sobre a Amazônia”, completou.

Sobre o tema, a propósito, David publicou em edição bilíngue um livro com documentos inéditos sobre a revolta existentes na Inglaterra (CLEARY, David (Org). Cabanagem: documentos ingleses. Tradução: Christine Morre Serrão. Belém: SECULT/IOE, 2002). Sobre este mesmo assunto, também é de indispensável consulta o artigo de sua autoria “Lost Altogether to the Civilised World: Race and the Cabanagem in Northern Brazil, 1750 to 1850" (Comparative Studies in Society and History, Cambridge, v. 40, n. 1, p. 109-135, jan. 1998).

David Cleary - Formado em Antropologia pela Universidade de Oxford na Inglaterra, o primeiro estudo de Cleary foi sobre sobe os garimpos de ouro na Amazônia, trabalho publicado originalmente em inglês: Anatomy of a Gold Rush (Macmillan, 1990), logo traduzido para o português: A Garimpagem de Ouro no Brasil: uma abordagem antropológica (Rio de Janeiro: UFRJ, 1990).

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/e0f3f998e7fec76ed40a6dd8de633c79.jpg
David Cleary em sua casa em Londres. (Arquivo pessoal).

Ele viveu em Santarém na década de 1990, “lugar de onde guarda as melhores recordações e, sem dúvida, isso pesou na decisão de realizar gesto tão generoso”, comemorou o coordenador do CDHBA. O acervo ficará sob os cuidados do CDHBA, que irá fazer a catalogação e disponibilizar para consulta. O Centro de Documentação é ligado ao Curso de História da Ufopa e funciona nas dependências do Instituto de Ciências da Educação (Iced), localizado na Avenida Marechal Rondon, s/n, sala 17 (Unidade Rondon, Campus Santarém).

A doação será finalizada por meio da assinatura de um termo de doação entre as partes envolvidas, instrumento legal em que irão constar as diretrizes para o uso do material.

“A previsão é de que o acervo chegue à Universidade em janeiro de 2021, e, partir daí, será elaborado um cronograma de atividades para que o material chegue ao seu principal público interessado: a sociedade. Para celebrar esse momento, ainda está prevista uma visita de David Cleary à cidade, tão logo seja possível, dado o contexto da pandemia. Receberá os cumprimentos por dar um retorno à cidade que foi tema de suas investigações por tantos anos”.

Assim que soube do interesse do antropólogo em doar seu acervo, a Ufopa, por meio da Reitoria, demonstrou seu total apoio à doação em carta do reitor Hugo Diniz ao pesquisador: “a Reitoria vem dando auxílio sistemático às atividades do CDHBA, com o fornecimento de bolsas para alunos, apoio na captação de recursos por meio de edital e toda a assistência administrativa e jurídica necessárias para a realização de parcerias com instituições do Brasil e do exterior”.

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa, com informações do CDHBA

19/11/2020