Ultima atualização em 19 de Dezembro de 2023 às 16:46

Aprovada criação do novo curso de Licenciatura em Matemática da Ufopa

Curso será implementado a partir de 2024 no Campus de Santarém pelo Iced.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou durante sua última reunião, realizada no dia 6 de dezembro de 2023, a criação do novo curso de Licenciatura em Matemática e o Projeto Pedagógico do Curso (PCC). Com 40 vagas anuais, o novo curso será implementado, a partir do próximo ano, em Santarém (PA) pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), em substituição à Licenciatura Integrada em Matemática e Física.

O novo curso tem por objetivo formar professores de Matemática, com domínio dos conhecimentos específicos da área, para o ensino da disciplina na Amazônia, respeitando as peculiaridades regionais, visando a contribuir com o desenvolvimento da Educação Básica na região, mas que também possam atuar em qualquer outra região do país.

Com um corpo docente qualificado, com titulação de doutorado ou mestrado, a nova licenciatura terá duração de quatro anos, a ser integralizada com 3.285 horas de atividades acadêmicas, distribuídas em oito semestres letivos. Serão ofertadas anualmente 40 vagas, alternando nos turnos matutino (anos pares) e noturno (anos ímpares).

“O curso de Licenciatura em Matemática da Ufopa surge da necessidade de suprir a demanda de profissionais qualificados para atuarem com excelência no ensino de Matemática na Educação Básica. A estrutura curricular do curso busca articular teoria e prática desde o início da formação do futuro professor”, afirma o professor Emerson Silva de Sousa, que integra o corpo docente do curso.

Segundo o professor, a Licenciatura em Matemática contemplará os três pilares da educação superior: Ensino – desenvolvido na sala de aula por meio de aulas teóricas e práticas; Pesquisa – por meio dos projetos, programas e grupos de pesquisa; e Extensão – atividade desenvolvida por meio dos projetos e programas de extensão.

“Para isso, o curso conta com três laboratórios de informática, um Laboratório de Aplicações Matemática (Lapmat) e um Laboratório de Ensino de Matemática (LAM), onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão, além de programas institucionais de bolsas de incentivo à docência, como o Pibid e o Programa de Residência Pedagógica (RP)”, afirma.

O egresso do curso deverá apresentar ampla formação acadêmica em temáticas teóricas e práticas, o que implica vasto domínio tanto nos conhecimentos matemáticos em si, como nas metodologias diversas de abordagem, a fim de mediar, orientar e auxiliar a construção do conhecimento matemático dos estudantes da educação básica que transcenda o espaço da sala de aula e da escola: “Além disso, o egresso estará preparado para ingressar na pós-graduação, especialmente no mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Ufopa, ainda em construção, ou de outras instituições”.

Grupo de Trabalho de Criação do Curso de Licenciatura em Matemática

• Prof. Dr. Cássio André Sousa da Silva

• Prof. Dr. Emerson Silva de Sousa

• Prof. Dr. Hamilton Cunha de Carvalho

• Prof. Dr. Sebastián Mancuso

• Prof. Dr. José Ricardo e Souza Mafra

• Prof. Dr. Sérgio Silva de Sousa

• Prof. Dr. Mário Tanaka Filho

• Profa. Dra. Lilian Cristiane Almeida dos Santos

Confira aqui o ato de criação do novo curso por meio da Resolução nº 415 do Consepe, de 13 de dezembro de 2023.

Comunicação/Ufopa, com informações do professor Emerson Silva de Sousa
18/12/2023