Ultima atualização em 1 de Abril de 2022 às 13:11

Aprovado o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Ufopa

“O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Humanos é um colegiado interdisciplinar e independente que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil”. A explicação é da coordenadora do CEP da Ufopa, Profa. Flávia Garcez (Isco).

Aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), com sede em Brasília, no início deste mês de fevereiro, o CEP da Ufopa tem como objetivo “defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade de acordo com padrões éticos”, esclarece Garcez. Conforme as regras estabelecidas, o comitê deverá apresentar relatórios semestrais e no mínimo 12 pareceres a cada ano. A autorização do Conep tem vigência para os próximos três anos.

A coordenadora do CEP explica ainda que as ações do comitê da Ufopa não se limitam às pesquisas desenvolvidas no âmbito da universidade: “O CEP Ufopa poderá atender às demandas da própria universidade e de outras instituições que fazem pesquisa em humanos do Brasil”.

Para o reitor da Ufopa, Prof. Hugo Diniz, este é um momento importante para a universidade. Segundo ele, trata-se de "mais um importante passo na consolidação da política de pesquisa de nossa Universidade, que trará mais confiabilidade e agilidade na aprovação de nossas pesquisas. Parabenizo as pesquisadoras e pesquisadores que foram diligentes em concretizar este comitê e dispõem seu tempo para servir aos outros. Os investimentos da Universidade em infraestrutura contribuíram para que fosse possível este credenciamento".

A partir de agora, os integrantes do CEP vão participar de treinamento, conforme cronograma já enviado pelo Conep, para então iniciar as atividades.

Confira AQUI a portaria com os integrantes do CEP Ufopa.

Comunicação/Ufopa, com informações do CEP

09/02/2021

Reitor Hugo Diniz e coordenadora e vice do CEP, Flávia Garcez e Marina Meschede (da direita para a esquerda). Foto: Divulgação.