Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2023 às 09:46

Atletas da Ufopa participam em Belém da etapa final da Superliga Universitária Paraense

Evento esportivo reunirá atletas de todas as instituições públicas de ensino superior do Pará.

Mais de cem estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participarão da fase final da Superliga Universitária Paraense, que ocorrerá de 26 a 29 de janeiro, em Belém (PA). Iniciativa da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Superliga é o maior evento esportivo de universidades públicas do estado, com a participação de seis instituições de ensino superior.

Em Belém, a Ufopa vai participar de todas as modalidades coletivas de quadra – futsal, handebol, basquetebol e voleibol – nas categorias masculino e feminino, além das modalidades individuais de atletismo, tênis de mesa, natação, jiu-jitsu, karatê, badminton e xadrez. “É uma delegação muito grande, com 118 atletas, a maioria de Santarém, mas que inclui também alunos dos campi de Juruti, Oriximiná e Alenquer. Houve uma etapa regional, ocorrida em junho do ano passado em Santarém, que credenciou a Ufopa para disputar a etapa final, que vai acontecer agora em Belém”, explica o coordenador de Esporte e Lazer da Ufopa, Jonnes Santos Farias Pedroso.

“A expectativa é grande. A gente tem treinado, tem-se esforçado. Até domingo de manhã a gente tem ido para a quadra treinar arremessos, passos e tudo mais. A expectativa é que a gente traga um resultado muito bom para a Ufopa, que a gente dê o nosso melhor”, afirma a discente do bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Vanessa Costa, que é armadora do time de basquetebol da Ufopa.

A expectativa também é grande para o para-atleta Mateus Marques Gomes, discente do curso de Direito do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), que participará das modalidades individuais de natação e tênis de mesa. “É a primeira vez que estamos indo representar o grupo de pessoas com deficiência da Universidade em um campeonato de grande porte como esse. A minha expectativa é de representar a nossa cidade e a nossa Universidade, é de trazer medalhas para Santarém”.

Ajuda de custo – Os estudantes da Ufopa receberam ajuda de custo no valor de R$ 1.100,00 cada para subsidiar despesas com passagens, transporte, uniforme, taxa de inscrição e alimentação durante a participação no evento esportivo. No total, a Universidade investiu mais de cem mil reais, por meio de edital de auxílio financeiro, com recursos oriundos do orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e de outras rubricas de custeio da instituição.

“Estamos muito contentes com o resultado obtido na etapa regional da Superliga, quando fomos campeões de todas as modalidades coletivas e conseguimos classificação para todas as individuais de que participamos. Com base nisso, a gestão superior fez um esforço para garantir auxílio para que os nossos alunos pudessem participar dessa etapa final em Belém”, afirma o pró-reitor de Gestão Estudantil, Luamim Sales Tapajós.

“A Universidade acredita que o esporte é uma ferramenta de inclusão e integração entre os alunos e que também proporciona bem-estar. A gente sabe há pesquisas que apontam melhoria no desempenho acadêmico. Inclusive, o foco do projeto da Superliga Universitária é justamente avaliar o impacto do esporte no desempenho acadêmico dos alunos. Estamos apostando na saúde e qualidade de vida dos nossos alunos e torcendo para que eles venham com resultados positivos de Belém”, afirma.

Superliga – Organizado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Superliga Universitária Paraense é uma das etapas do projeto de pesquisa “Gestão do Esporte Universitário”, que tem por objetivo avaliar a realidade do esporte universitário a partir da análise do desempenho multidimensional dos acadêmicos, visando a desenvolver um modelo integrado e inclusivo de gestão do setor nas instituições públicas de ensino do Pará. A iniciativa tem o fomento do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Mais informações sobre o projeto no site: superligauniversitaria.com.br.

23/01/2023

Alunos de graduação da Ufopa participarão da final da Superliga Universitária em Belém.