Ultima atualização em 21 de Outubro de 2021 às 16:52

Bibliotecas da Ufopa iniciam atividades semipresenciais a partir de 25 de outubro

Desde março de 2020, com o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, as unidades do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) restringiram a oferta dos seus serviços à modalidade remota, obedecendo ao comunicado institucional da Reitoria, publicado em 18 de março de 2020.

Durante todo o período pandêmico, a equipe do Sibi promoveu a manutenção de suas atividades a fim de garantir que, mesmo à distância, os usuários pudessem contar com o apoio da pesquisa bibliográfica assistida, confecção de fichas catalográficas, orientação à normalização e devolução de materiais emprestados pelos alunos concluintes – a entrega dos livros segue todos os protocolos de segurança e distanciamento instituídos pela Organização Mundial de Saúde.

Com o avanço da vacinação em todo o país, observa-se, progressivamente, a diminuição de casos de infecção pelo coronavírus. Nesse sentido, seguindo as orientações dispostas no Plano de Retomada Gradual das Atividades e do Plano de Biossegurança da Ufopa, as equipes do Sibi definiram as diretrizes para o retorno seguro das atividades semipresenciais, de acordo com as seguintes etapas:

• Etapa 1: Durante o período de 18 a 22 de outubro de 2021 as bibliotecas serão adequadas ao Plano de Retomada, sem atendimento aos usuários, apenas com serviços internos;
  • Etapa 2: De 25 de outubro a 5 de novembro de 2021, está prevista a abertura restrita das bibliotecas com devolução dos livros emprestados;
  • Etapa 3: A partir de 8 de novembro de 2021, ocorrerá a abertura com atendimento individualizado e acesso reduzido aos espaços – empréstimo por agendamento.

Confira os dias e horários de funcionamento das bibliotecas da Ufopa, a partir da etapa 2 do Plano de Retomada e os contatos para agendamento:

• Bibliotecas da Sede (Campus Santarém)

Segunda, quarta e sexta-feira: 9h às 12h

Terça e quinta-feira: 14h às 17h

Contatos: bib.tapajos@ufopa.edu.br, bib.rondon@ufopa.edu.br

• Biblioteca do Campus Óbidos

Segunda, quarta e sexta-feira: 8h às 14h

Terça e quinta-feira: 12h às 18h

Contato: bib.obidos@ufopa.edu.br

• Biblioteca do Campus Itaituba

Segunda a sexta-feira: 8h às 18h

Contato: bib.itaituba@ufopa.edu.br

• Biblioteca do Campus Monte Alegre

Segunda, quarta e sexta-feira: 8h às 12h

Contato: bib.montealegre@ufopa.edu.br

• Biblioteca do Campus Juruti

Segunda a sexta-feira: 8h às 12h, 14h às 18h

Contato: bib.juruti@ufopa.edu.br

• Biblioteca do Campus Oriximiná

Segunda, quarta e sexta-feira: 8h às 12h

Terça e quinta-feira: 15h às 19h

Contato: bib.oriximina@ufopa.edu.br

Na Biblioteca do Campus Alenquer, temporariamente, a abertura está suspensa em virtude do aumento de casos de Covid-19 no município (contato: bib.alenquer@ufopa.edu.br).

O serviço de empréstimo ocorrerá por agendamento prévio com a solicitação via e-mail somente a partir da etapa 3. O usuário deverá aguardar mensagem de confirmação do empréstimo para retirada no balcão de atendimento.

Observações das equipes do Sibi quanto ao acesso às dependências das bibliotecas:

• Acesso restrito ao balcão de atendimento para as devoluções;

• Acervo fechado, restrito à equipe da biblioteca;

• Salas de estudo em grupo permanecem suspensas;

• Armários de guarda-volumes permanecem fechados.

21/10/2021

Atividades semipresenciais a partir de 25 de outubro