Ultima atualização em 31 de Maio de 2019 às 17:53

Biblioterapia: em Juruti, projeto de extensão associa literatura e terapia

No próximo sábado, 1º de junho de 2019, às 10h, inicia-se o I Ciclo de Biblioterapia no Campus de Juruti da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Em cinco encontros, será discutida a obra “Se eu pudesse viver minha vida novamente” de Rubem Alves.

Inicialmente, o grupo de discussão é composto por dez integrantes, dentre servidores e alunos. Na atividade, os integrantes irão relacionar as próprias experiências com os personagens da obra, exercitando a empatia com o texto literário.

A ação integra o projeto de extensão “A leitura como cuidado humano: uma proposta de biblioterapia”, da Biblioteca Professora Heley de Abreu do Campus Juruti. O projeto tem como proposta trabalhar com obras literárias, em especial biografias, poemas e clássicos, suscitando questões ligadas aos afetos, sentimentos e ideias e promovendo debates do ponto de vista da formação ética, humana e profissional.

“O foco da biblioterapia não é a crítica literária, mas a compreensão do outro e de si mesmo. São encontros de muita reflexão, mas também de muito prazer e muita compreensão da potência da literatura”, afirma a coordenadora do projeto, Maria de Nazaré Brito.

31/5/2019