Ultima atualização em 2 de Outubro de 2019 às 13:49

Campanha arrecada materiais de higiene e artesanato para venezuelanos abrigados em Santarém

Voluntários uniram forças e iniciaram uma campanha para arrecadar itens de higiene pessoal e materiais para confecção de artesanato a famílias indígenas e civis venezuelanos abrigados em Santarém. A ação iniciou-se nesta segunda-feira, 30 de setembro, e terá duração de duas semanas.

Os pontos de arrecadação estão nas três unidades da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e no Instituto Federal do Pará (IFPA). Em cada uma das instituições há caixas identificadas para coletar os materiais (veja a lista abaixo). O projeto é uma iniciativa do grupo Ajuda Humanitária, que conta com a participação de alguns servidores da Ufopa.

As doações tem o objetivo de atender às necessidades de mais de 220 venezuelanos que vivem em Santarém. O grupo é bastante heterogêneo e inclui crianças e jovens de todas as idades, homens e mulheres adultos e idosos. As famílias estão abrigadas em uma chácara no bairro Cambuquira. No espaço, alugado pela Prefeitura, eles têm a alimentação garantida diariamente. Mas, de acordo com a coordenadora da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), Juliana Fialho, há grande necessidade de itens de higiene pessoal e material para confecção do artesanato típico da cultura deles, feito com palha de buriti. As peças poderão ser vendidas posteriormente, ajudando na renda familiar.

Lista de materiais que podem ser doados:

Itens de higiene

• Sabonetes e xampus
  • Creme dental
  • Escovas de dentes (infantil e adulto)
  • Fraldas descartáveis (Infantil e adulto)
  • Toalhas de banho
  • Absorventes femininos
  • Medicação para coceira (sabonetes e pomadas para sarna e verminoses)
  • Fórmula infantil (Nestogeno 1 e 2)

Materiais para artesanato

• Miçangas coloridas
  • Palha de buriti ou sisal
  • Fios de nylon coloridos
  • Tintas para tecido
  • Agulhas pequenas e linha de costura

Também serão aceitas doações de roupas e calçados, já que muitos venezuelanos não têm renda para comprar o básico. Segundo o voluntário José Ibanês, a ajuda não se dá apenas para “arrecadação de produtos que eles precisam, mas também para que possam ter uma perspectiva de vida melhor, se inserindo na sociedade, por meio da divulgação da cultura deles e no mercado de trabalho”.

Mais informações: José Ibanês, (93) 99210-1756; Adriana Chiba, (93) 99197-8100; Gleid Ângela, (73) 98137-9534; Renata Dantas, (93) 98127-6999.

30/9/2019