Ultima atualização em 23 de Fevereiro de 2024 às 11:12

Campanha de vacinação para comunidade acadêmica será no Restaurante Universitário

A vacinação ocorrerá dia 27 de fevereiro para servidores e trabalhadores terceirizados; e 28 para discentes.

Como parte do compromisso contínuo com a atenção à saúde e ao bem-estar, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza no mês de fevereiro, em Santarém (PA), campanha de vacinação destinada à comunidade acadêmica. A ação ocorrerá, das 8 às 12 horas, no Restaurante Universitário (RU), situado na Rua Raimundo Fona, Unidade Tapajós, bairro Salé, em duas datas: dia 27 de fevereiro para servidores e terceirizados; e 28 de fevereiro para alunos.

Servidores – Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), a ação de vacinação voltada aos servidores e trabalhadores terceirizados tem como enfoque a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, por meio da oferta de vacina contra influenza, com vistas a imunizar o público-alvo para enfrentar o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.

De acordo com a DSQV, a antecipação da vacinação contra gripe, que tradicionalmente é realizada em todo Brasil entre os meses de abril e maio, faz parte da estratégia de microplanejamento do Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios. A iniciativa visa a atingir o público-alvo que não tomou a vacina contra gripe desde novembro de 2023.

A DSQV também aguarda confirmação sobre a possibilidade de, nessa oportunidade, vacinar o público prioritário para Covid-19.

Alunos – A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) realizará no dia 28 de fevereiro de 2024, em Santarém (PA), campanha de vacinação voltada para os seus estudantes. A vacinação também ocorrerá das 8 às 12 horas no Restaurante Universitário. Serão disponibilizadas as seguintes vacinas: dupla adulto, influenza, febre amarela, hepatite B, tríplice viral e covid bivalente, esta última somente para alunos do grupo prioritário. Os estudantes interessados em se vacinar devem levar o cartão do SUS, carteira de vacina e CPF.

A ação de imunização faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação de 2024 e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém. Vale lembrar que imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna protegida contra uma doença através da administração de uma vacina. Ao receber uma vacina, o sistema imunológico é treinado a reconhecer e combater o patógeno, proporcionando imunidade contra a doença.

Serviço: Campanha de Vacinação da Ufopa no Campus de Santarém

• Local: Restaurante Universitário, situado na Rua Raimundo Fona, Unidade Tapajós, bairro Salé

• Horário: 8 às 12 horas

Datas: