Ultima atualização em 4 de Outubro de 2019 às 18:45

Campi da Ufopa em Juruti e Alenquer encerram disciplina com atividades de extensão

Professores do curso de Engenharia de Minas do Campus Juruti e de Administração do Campus Alenquer da Ufopa realizaram nos dias 26 e 27 de setembro atividades de extensão que marcaram o encerramento da disciplina Introdução à Administração, ministrada pela coordenadora-geral do Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia (N+ADESA), Profa. Dra. Jorgiene Oliveira. O objetivo foi demonstrar, na prática, os conceitos de motivação e liderança, tratados na disciplina, e também motivar os estudantes que participaram do curso.

No dia 26 de setembro, os professores Alexandre Baltar (mestre em engenharia de minas e gerente de mineração no Grupo Cavalcanti Petribú) e Alan Tino (engenheiro de minas, professor do Campus Juruti da Ufopa e doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, na área de engenharia de minas), duas referências no Brasil, proferiram palestra, por meio de videoconferência, com temas relacionados à “Motivação Profissional” e “Planejamento Operacional”, no âmbito dos cursos de Engenharia de Minas e Engenharia Agronômica, respectivamente.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/832f1a24282390ced9b320894994b47c.jpg
Acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica durante atividade de interação.

De acordo com Jorgiene Oliveira, “ao longo da disciplina foram discutidos vários conceitos e teorias, e com a ação os acadêmicos puderam comparar as atividades necessárias para articular teoria e pratica. A disciplina alcançou sucesso profissional, mesmo sendo voltada a uma área pouco conhecida, mas de extrema importância para o desenvolvimento regional no Brasil”.

Já o coordenador do curso de Engenharia de Minas, Raphael Silva, enfatizou que “toda a ação foi muito produtiva, uma vez que a maioria dos alunos que participaram estão no início de suas graduações, logo não têm muito conhecimento sobre o mercado de trabalho na área de engenharia de Minas. Vale ressaltar que o modelo de palestra realizado foi muito prático, porque foram ministradas por dois profissionais de engenharia de minas, sem a necessidade de sua presença física. Além disso, os discentes interagiram com os palestrantes”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/35f4f59e557b1cd9845c3c70bc011104.jpg
Acadêmicos de Engenharia de Minas durante palestra por videoconferência.

As ações tiveram a participação de aproximadamente 40 pessoas da comunidade acadêmica de Juruti e também foram acompanhadas pela professora Amanda Oliveira. As atividades do dia 27 foram voltadas ao curso de Engenharia Agronômica, e as do dia 26 para o de Engenharia de Minas.

Comunicação/Ufopa, com informações da Profa. Jorgiene Oliveira

4/10/2019

Fotos: Arquivo da organização do evento.