Ultima atualização em 27 de Setembro de 2023 às 11:45

Carreta-escola estaciona na Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), recebe de 26 a 28 de setembro a carreta-escola do projeto “Road Show ABGD Huawei Solar”. Nesse período também serão ofertados minicursos, cuja taxa de inscrição é 1 kg de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas AQUI. Além dos estudantes da Ufopa, poderão visitar a carreta-escola alunos de graduação de outras instituições de ensino superior, ensino médio e o público em geral.

“Esse projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) está sendo executado em parceria com o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e percorre o país divulgando a tecnologia da Energia Solar Fotovoltaica. Nesta semana estará na Ufopa, oferecendo minicursos na área em parceria com o Laboratório de Energia Renováveis do IEG. A carreta-escola ficará estacionada em frente ao Bloco NSA. Convidamos todos a visitarem o evento”, informou um dos coordenadores do evento, Prof. Dr. Manoel Roberval Pimentel Santos (IEG).

Sobre o Road Show ABGD Huawei Solar – O Road Show ABGD Huawei Solar é uma iniciativa pioneira da ABGD. O projeto, estruturado em uma carreta, percorre o Brasil levando conhecimento e capacitação em geração de energia renovável, como a solar. A bordo, além de sala de aula, os alunos têm contato com um sistema fotovoltaico formado por módulos, baterias, condutores e inversores. A energia gerada por esses equipamentos alimenta um showroom interativo, onde o participante consegue compreender o ciclo da produção ao abastecimento.

Balanço – O projeto acaba de completar dois anos. Nesse período já percorreu 55 mil quilômetros, passando por 83 cidades de 21 estados, além do Distrito Federal, certificando 5.500 alunos. Ao todo foram mais de 20 mil horas de aulas divididas em dois cursos diferentes:  Módulo Introdutório e Módulo Integrador. O Road Show conta com o patrocínio de empresas parceiras e apoio de instituições governamentais, e o projeto acelera para o terceiro ciclo.

Local de visitação da carreta-escola:

• Local: Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

• Endereço: Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós) – Bairro Salé, 68040-255

• A carreta-escola ficará estacionada em frente ao Núcleo de Salas de Aula (NSA).

Os inscritos cumprirão cronograma conforme a tabela abaixo:

• Turma 1 - Introdutório - 26/09/2023 - 14h às 18h

• Turma 2 - Introdutório - 27/09/2023 - 8h às 12h