Ultima atualização em 8 de Junho de 2021 às 12:26

Cartilha de combate ao racismo e discriminação contra indígenas será lançada na quarta-feira, 9

A Pró-Reitoria de Gestão estudantil (Proges) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a 5ª Unidade Regional de Educação de Santarém (5ª URE) lançam nesta quarta-feira, 9 de junho, às 16h a Cartilha de Combate ao Racismo e à Discriminação contra Indígenas nas Escolas Públicas da Rede Urbana de Santarém/PA. O evento será transmitido pelo canal da Proges no YouTube.

O material é resultado do trabalho interinstitucional entre a Ufopa e a 5ª URE, iniciado no ano de 2019, com o projeto de extensão executado pela Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEAA) da Proges. O grupo, formado por pesquisadores da saúde coletiva e da educação, profissionais da área da educação e estudantes indígenas de graduação e de mestrado, propôs estratégias e metodologias de enfrentamento ao racismo e à discriminação contra indígenas no contexto escolar urbano a partir de uma abordagem participativa.

O trabalho também resultou na publicação de um artigo no Caderno de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que os autores relatam o processo de construção e reflexões sobre o tema. O artigo está disponível para download gratuito. Clique aqui para acessar.

08/06/2021