Ultima atualização em 27 de Abril de 2023 às 17:03

Iced e Centro Acadêmico promovem "Geografia Pop: da cultura à literatura"

Entre os objetivos está o de apresentar uma abordagem interdisciplinar do curso

O evento “Geografia Pop: da cultura à literatura” será realizado na próxima terça-feira, 2 de maio, a partir das 15h, no saguão da Unidade Rondon, Campus Santarém. Organizado pelo Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) e Instituto de Ciências da Educação (Iced), pretende-se apresentar uma abordagem interdisciplinar do curso de Geografia.

“Vivemos em uma sociedade onde a diversidade cultural e literária está em constante conexão com o mundo, ainda mais quando se fala da cultura 'Pop'. Atualmente, esse estilo tem se propagado em escala global, principalmente entre crianças e jovens. De fronte a esse cenário, propôs-se a inserção da cultura 'Pop' do ensino nas escolas, já que é disseminado o conhecimento dessa entre os alunos, e que tende a servir como base ou recurso de ensino”, afirma o coordenador do curso, Prof. Dr. Leandro Pansonato Cazula.

Nesta edição, o evento terá o tema “A Geografia em perspectiva interdisciplinar”, proposto para desenvolver um projeto para o ensino de Geografia no ensino básico. Na programação, serão desenvolvidas atividades interdisciplinares, com reforço notório nos conteúdos da Geografia, envolvendo filmes, séries, jogos, literatura, poesia, interligados com o tema principal: a cultura “pop” para demonstrar que a Geografia tem interdisciplinaridade e pode se conectar com tudo e com todos no seu espaço.

O evento terá a presença de alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola E. E. E. F. M. Aluísio Lopes Martins, que apresentarão, através de exposição de cartazes, maquetes e outros recursos, várias possibilidades e perspectivas de interdisciplinaridade pela Geografia. Haverá diálogos, debates e apresentações sobre filmes, séries, literatura, poesia, jogos, livros que se interligam com a cultura "pop" e fazem conexão com a Geografia. “O evento irá apresentar a interdisciplinaridade da ciência geográfica no ensino básico, reforçando, assim, outras perspectivas de ensino que possam despertar o pensamento geográfico no aluno através da diversidade da cultura 'pop'”, explicou Geovana Kellen de Azevedo Guimarães, uma das organizadoras do evento e integrante do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO).

Serviço: "Geografia Pop: da cultura à literatura"

• Tema: “A Geografia em perspectiva interdisciplinar”

• Local: Saguão da Unidade Rondon, Campus Santarém

• Data e horário: 2 de maio de 2023 (terça-feira), das15h às 17h30