Ultima atualização em 29 de Agosto de 2023 às 17:54

Coletânea "Migrantes Surdos" abre chamada para livro

O programa de extensão e pesquisa "Apoio a Migrantes e Refugiados Surdos", vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), abre chamada pública para composição do volume III da série “Migrantes Surdos”, organizado pelas professoras Daiane Pinheiro e Thaisy Bentes, da Ufopa, em parceria com o professor Maurício Loubert, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os interessados devem enviar seus textos para programamisordorr@gmail.com até 20 de outubro de 2023.

A coletânea já conta com dois volumes organizados. O primeiro volume, “Migrantes Surdos: Língua de Sinais, direitos humanos e tradução", foi publicado em janeiro de 2023, e o segundo, “Migrantes Surdos: Educação, tradução e direitos humanos”, será publicado ainda este ano, ambos pela Editora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Edufopa).

No terceiro volume, pretende-se reunir textos voltados às questões de migração de surdos em contextos educacionais, laborais e de internacionalização. Nesse sentido, professores, pesquisadores e interessados podem colaborar com trabalhos para/com surdos e outras línguas de sinais de/em outros países em amplos contextos e modalidades: primeira, segunda, terceira língua, língua adicional, de acolhimento, fonte, alvo, leitura, escrita, sinalização, compreensão dos sinais etc. Além de questões linguísticas, tradutórias e educacionais, as pesquisas poderão apresentar reflexões atinentes aos direitos conquistados, à cultura e à literatura surda/visual do povo surdo em contexto de fronteira e à migração em/de outros países.

Regras – Os textos devem ter entre 4 e 8 laudas, para relatos e ensaios, e entre 8 e 15 laudas, para artigos. Aceitam-se também entrevistas com personalidades-chaves para compreender os processos de migração de surdos no Brasil. A formatação deve ser em fonte Times, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, com título e nomes dos autores centralizados. Os textos devem ser enviados com revisão gramatical e de acordo com as normas da ABNT. As fotos devem ser enviadas com autorização de imagem e em anexo ao e-mail.

Comunicação/Ufopa, com informações do programa
17/08/2023