Ultima atualização em 19 de Janeiro de 2022 às 00:26

Competição de ciclismo encerra I Circuito Esportivo da Ufopa

Promovido pela Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), com a parceria da empresa Crono Santarém, o I Desafio Ciclístico marcou o encerramento do I Circuito Esportivo da Ufopa, realizado em comemoração dos 12 anos de fundação da universidade e também dos 8 anos da Fazenda Experimental, onde o evento ocorreu, no último sábado, 11 de dezembro.

Menos da metade dos atletas inscritos conseguiu concluir o percurso de 18 km previstos inicialmente, e que teve de ser reduzido por causa da lama. As fortes chuvas que têm caído na cidade, principalmente as da noite anterior à competição, deixaram intrafegáveis partes do percurso.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/bcf38e51543a1851845fa6636ffeb63d.jpg
Pódio da categoria servidor masculino: reitor Hugo Diniz (centro), à direita Everson Silva dos Santos, e
à esquerda Roseilson Sousa do Vale. Foto: Lenne Santos (11/12/2021).

Entre os atletas que conseguiram cumprir a prova, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, conquistou o 1º lugar na categoria servidor masculino (1h22min20s), seguido pelos atletas servidores Everson Silva dos Santos e Roseilson Sousa do Vale. Na categoria comunidade masculino, o 1º lugar foi conquistado pelo atleta Diego Ruan de Sousa Rebelo (1h15min06s).

Na categoria servidor feminino, subiram no pódio: Amanda Gizelle de Araújo Pereira (1h53min46s), em 1º lugar, e a professora Daniela Pauletto, em 2º lugar.

8 anos da Fazenda Experimental — O I desafio Ciclístico ocorreu nas instalações da Fazenda Experimental para marcar os 8 anos de sua fundação. Com 640 hectares destinados ao ensino, à pesquisa e a projetos de extensão voltados principalmente para as áreas contempladas no Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o local atualmente é coordenado pelo professor Ronaldo Francisco de Lima, que falou sobre as ações que estão em fase de implementação na Fazenda.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/d07a9a7dd8da27fec8121a7688f2b4b5.jpg
Coordenador da Fazenda Experimental, Prof. Ronaldo Francisco de Lima, durante
seu breve pronunciamento. Foto: Lenne Santos (11/12/2021).

“Estamos em implantação do setor zootécnico, setor de bovinocultura de corte, uma granja leiteira, setor de suinocultura, setor de avicultura; e estamos para implantar, ainda neste ano, o setor de ovinocultura. Esses setores vão atender ao curso de Zootecnica. Nós estamos também já em fase de desenvolvimento de um sistema de silvicultura [estudo de métodos naturais e artificiais de regeneração para melhorar as florestas]. Estamos trabalhando também num projeto de manejo de açaí. Foi concluído hoje o inventário florestal da fazenda”. E completou: “A nossa intenção é tornar a fazenda autossustentável financeiramente. Para isso, estamos buscando parceria com produtores”. Ele falou ainda de outros projetos e parcerias que estão sendo viabilizados.

Além da diretora do Ibef, Profa. Allana do Socorro Lima da Silva, estiveram presentes às comemorações também professores e técnicos da Ufopa. A equipe do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) deu apoio durante a competição.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/9ec9db9901066d706c21cd34a170da16.jpg
Prof. Luiz Laurindo (Iced) durante uma de suas paradas para retirar a lama da bicicleta.
Foto: Lenne Santos (11/12/2021).

Dificuldades no percurso — “Impossível”, afirmou o Prof. Luiz Laurindo (Iced) sobre continuar pedalando. Ele concedeu a entrevista durante uma de suas paradas para retirar com a mão, sem sucesso, o barro preso nos pneus. Ele teve de carregar a sua bicicleta várias vezes ao longo do percurso e foi resgatado na altura dos 10 km porque a sua bicicleta travou.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/4e7de348f89cc6421a7fe6ff5593379d.jpg
Sempre bem-humorada, Sara Holanda numa pausa para hidratação.
Foto: Lenne Santos (11/12/2021).

“A minha bike atola, eu paro e retiro a lama, mas logo ela atola de novo. Mas está divertido”, concluiu Sara Holanda, que várias vezes tentou ajudar outros ciclistas atolados. Ela foi uma das que não aceitou o resgate enviado pela Crono Santarém para trazer de volta os competidores que não conseguiam pedalar por causa da lama.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/7606c8693a5f0eff83bfe71c8bcdec0c.jpg
O ciclista Mariano Costa Amaral durante o percurso. Foto: Lenne Santos (11/12/2021).

Com os tênis afundados no barro preso nos solados, Mariano Costa Amaral — que já participou de vários desafios de mountain bike — disse que nunca teve tanta dificuldade como neste percurso. “Já estou pensando em parar”, confessou, ao ter de carregar a bike nas costas por várias vezes.

Já era noite quando os últimos atletas que conseguiram cumprir o percurso atravessaram a linha de chegada. Os outros ciclistas — incluindo esta repórter — foram chegando aos poucos, trazidos pelos carros de resgate.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/05e0270b7cff115e4512e5c271de533c.jpg

A competição foi encerrada por voltas das 20h30, com os tradicionais "parabéns" e corte do bolo, personalizado em comemoração aos 8 anos da Fazenda Experimental.

Lenne Santos — Comunicação/Ufopa

13/12/2021

Competidores masculinos aguardam a primeira largada. Foto: Lenne Santos (11/12/2021).