Ultima atualização em 19 de Dezembro de 2023 às 18:01

Comunidade acadêmica da Ufopa promove campanhas solidárias de Natal

As ações ocorreram na comunidade Castela, em Santarém, e na área do lixão do município de Itaituba.

A Liga Acadêmica de Direito Sumaúma (LADS), formada por acadêmicos e professores do curso de Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizou no dia 15 de dezembro de 2023 a “SolidarieLADS”, ação social de Natal que proporcionou momentos de diversão e entrega de presentes para crianças da Comunidade Castela, situada às margens da Rodovia Curuá-Una (PA-370), em Santarém (PA).

Na ocasião, os acadêmicos, acompanhados de seus professores, dirigiram-se à escola Escola Municipal Emílio Rebelo dos Santos, localizada na referida comunidade, onde efetuou a ação. Foram realizadas diversas brincadeiras com os 45 alunos, de faixa etária de quatro a dez anos, que cursam do pré ao 5º ano do ensino fundamental. Também houve partilha de lanches e entrega de brinquedos às crianças, obtidos através de arrecadações feitas pela Liga. “A direção da escola e demais funcionários agradecem a todos por proporcionarem e levarem a alegria às nossas crianças!”, declarou Raimunda Dantas, diretora da escola.

Equipe da LADS na escola da comunidade Castela. Foto: Acervo LADS.

Coordenada pelo professor Sérgio Martins, a Liga Acadêmica de Direito Sumaúma é composta por 23 discentes, que promovem a extensão na Universidade, levando a alegria do Natal a comunidades carentes. “As crianças estavam nitidamente empolgadas e felizes com cada presente, cada momento. Foi muito gratificante”, afirma Franciane Carvalho, copresidente da Liga. “As crianças nos receberam muito bem e estavam muito animadas ao participarem das brincadeiras. A alegria foi contagiante, um momento realmente muito especial”, conta Henrique Azevedo, também membro da Liga.

Itaituba – A comunidade acadêmica do Campus Itaituba também promoveu uma campanha solidária de Natal, que resultou na entrega de cestas básicas aos moradores da área do lixão do município. Promovido pelos servidores, discentes e funcionários terceirizados do campus, o Natal Solidário é uma iniciativa que marca as comemorações dos 14 anos da Ufopa e tem por objetivo levar dignidade e esperança para famílias em vulnerabilidade econômica e social. A entrega das cestas básicas ocorreu no dia 14 de dezembro de 2023.

Cestas básicas arrecadadas pela comunidade acadêmica do Campus Itaituba. Foto: Instagram.

Comunicação/Ufopa, com informações da LADS
19/12/2023

Notícia relacionada:

Crianças participam da “SolidarieLADS”. Foto: Acervo LADS.