Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Comunidade acadêmica do Oeste do Pará se mobiliza em defesa da educação

14 de Maio de 2019 às 18:26

Docentes, técnicos administrativos e estudantes da Ufopa se mobilizam pela educação pública no país.

Nesta quarta-feira, 15 de maio, a comunidade acadêmica, junto com outras entidades ligadas à educação na região Oeste do Pará (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará - Sindtiffes, Sindicato dos Docentes da Ufopa - Sindufopa e Diretório Central dos Estudantes - DCE) promove várias atividades em defesa da Universidade e contra as restrições orçamentárias impostas pelo Governo Federal. A programação, que ocorrerá em todos os campi da Ufopa, inclui debates e discussões em prol da melhoria da qualidade da educação em nosso País.

Em Santarém, pela manhã, houve um ato simbólico de abraço à Universidade, na Unidade Rondon. Após o abraço coletivo, professores, técnicos e alunos da Ufopa seguiram, de mãos dados, em caminhada para a Unidade Amazônia, onde um novo ato em defesa da educação e da universidade pública e gratuita foi realizado. À tarde, será ministrada uma aula pública sobre “Educação de qualidade, gratuidade e inclusão”, a partir das 17 horas, na Praça Barão de Santarém/São Sebastião. A concentração ocorrerá, a partir das 16 horas, na Praça da Matriz.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/dc30f262c33ce84f3c0a76a4ab85f740.jpg
Mobilização em frente à Unidade Amazônia, Campus Santarém.
Foto: Maria Eulália (estagiária de jornalismo) - Comunicação/Ufopa.

Mobilização Multicampi - Em Alenquer está previsto um ato contra o corte de verbas no ensino superior, a partir das 16h, em frente ao campus da Ufopa. Será o dia de mostrar a importância da universidade pública. Haverá roda de conversa sobre políticas públicas, apresentações culturais e caminhada até a Praça do Perpétuo Socorro. Em Oriximiná, com o objetivo de mostrar a força da comunidade acadêmica e reivindicar o fim das restrições orçamentárias para "as nossas universidades", docentes, técnicos administrativos, alunos e comunidade em geral saem em caminhada pelas principais ruas da cidade, na manhã da quarta-feira, numa "Jornada de Luta pela Educação". Os organizadores do movimento pedem que os participantes usem roupas pretas, em sinal de luto. O movimento está sendo convocado pelas redes sociais por meio das hastags #UfopaSemCorte e #JuntosEmDefesaDaEducacao. Estão sendo chamados amigos, parentes, vizinhos e todos que estejam ligados direta ou indiretamente à Ufopa de Oriximiná.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/a7328e8892bf4e1c48eb5bd61a7194f8.jpg
Mobilização no Campus Monte Alegre. Foto: Acervo do Campus Monte Alegre.

Na cidade de Juruti, a mobilização começa a partir das 16h, na Praça da Matriz. Em Itaituba, a concentração será às 8h da manhã, com saída da sede do SINTEPP, na Av. Brigadeiro Haroldo Veloso, no bairro Boa Esperança. Em Monte Alegre, a mobilização em defesa da educação também começa as 8h da manhã, no campus da Ufopa. Em Óbidos, a luta em defesa da universidade sai da sede do campus da Ufopa, às 16h30, e percorre as principais ruas da cidade. Na ocasião, docentes e alunos vão mostrar seus trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito dos diversos campi da Ufopa.

Comunicação/Ufopa14/5/2019, atualizado em 15/5/2019

Mobilização dos estudantes, professores e docentes na Unidade Rondon. Foto: Maria Eulália (estagiária de jornalismo) - Comunicação/Ufopa.

Notícia em destaque