Ultima atualização em 29 de Julho de 2019 às 18:50

Conselho Comunitário da Ufopa reúne representantes de instituições santarenas

O Conselho Comunitário (Consecom) da Universidade Federal do Oeste do Pará retomou hoje os trabalhos, com a primeira reunião de 2019, reunindo instituições de Santarém. O encontro ocorreu na sala dos conselhos, no Bloco Modular da Unidade Tapajós, na manhã desta segunda-feira, 29 de julho.

Presidida pelo reitor da Ufopa, professor Hugo Alex Diniz, a reunião do Consecom contou com a participação das seguintes instituições: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Prefeitura de Santarém, Câmara de Vereadores de Santarém, 5ª Unidade Regional de Ensino (Ure), Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), Instituto Federal do Pará (IFPA) e três representantes do Conselho Universitário (Consun), representando docentes, técnicos e discentes. "Este conselho é um importante instrumento de controle social e transparência. É muito importante ouvir as instituições que estão aqui representadas, mantendo a conexão da Ufopa com a comunidade", enfatizou o reitor.

No primeiro momento, houve a aprovação da ata da reunião de instalação do Consecom, realizada em março de 2017. Na sequência, o reitor fez a apresentação do relatório do  primeiro ano da atual gestão da Universidade. Entre os destaques da apresentação, professor Hugo Diniz falou sobre os investimentos em infraestrutura e entrega das obras, resultando na desocupação de espaços alugados e uma significativa economia nos orçamentos.

Também ressaltou que, apesar da existência de grandes desafios na infraestrutura, os cursos da Universidade têm alcançado conceitos excelentes junto ao Ministério da Educação, o que resulta na consolidação da Ufopa como referência na construção do conhecimento na região. Ainda enfatizou a mobilidade acadêmica, tanto nacional quanto internacional, que possibilita, desde o ano passado, inúmeras experiências de estudantes da Ufopa em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e em outros países.

O Conselho Comunitário foi criado com poder de opinar sobre diretrizes e políticas globais da instituição, além da possibilidade de sugerir medidas relativas à articulação do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade com órgãos, instituições públicas e demais seguimentos da sociedade.

A próxima reunião do Consecom será no mês de dezembro, quando haverá o processo de escolha do presidente e vice. Ao longo do segundo semestre deste ano, os membros do Conselho serão convidados a participar das reuniões do Conselho Universitário, para que comecem a inteirar-se das discussões internas da Ufopa. "O nosso regimento geral prevê que um membro do Consecom tenha assento no Consun. Na reunião de dezembro, além da escolha do presidente e vice, também vamos escolher o representante do Consecom que terá assento no Consun", esclareceu Diniz.

Demandas comunitárias

Durante a reunião, nas manifestações dos representantes das instituições, foram apresentadas algumas demandas comunitárias. Levantou-se a necessidade de maior atenção quanto ao transporte público para atender aos alunos, considerando que a demanda é maior que a capacidade dos ônibus universitários que fazem o itinerário entre as unidades da Ufopa em Santarém.

Outro tema foi quanto à necessidade de novos cursos na Ufopa, a partir da necessidade da população, o que deve ser discutido no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, além de ofertas de vagas em cursos de pós-graduação, principalmente em mestrados, direcionadas a professores da rede púbica.

Regulamentação

O Estatuto da Universidade Federal do Oeste do Pará, em seu segundo capítulo, apresenta o Consecom como um conselho consultivo da Ufopa, de interação da Universidade com a comunidade externa.  “É de caráter opinativo e consultivo, autônomo, independente e democrático, representado por Instituições que estejam ligadas aos objetivos da Universidade”.

São competências do Consecom: “a) opinar sobre diretrizes e políticas globais da Universidade e outros assuntos similares; b) sugerir medidas relativas à articulação do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade com órgãos, instituições públicas e demais segmentos da sociedade; c) conhecer o planejamento, os programas e orçamentos anuais da Instituição”.

No Regimento Geral da Ufopa, aprovado em 2014, ficou  definida a composição do Conselho Comunitário, que é a seguinte: “I - o Reitor; II - o Vice-Reitor; III - 2 (dois) representantes de entidades de trabalhadores (rural e urbana); IV - 1 (um) representante de instituições educacionais de ensino superior; V - 1 (um) representante de instituições educacionais da educação básica; VI - 2 (dois) representantes de entidades empresariais; VII - 3 (três) representantes governamentais, sendo: 1 (um) do município sede da Ufopa; 1 (um) de Prefeituras da área de abrangência da Ufopa; e 1 (um) da Secretaria de Estado de Educação do Pará; VIII - 3 (três) representantes parlamentares, sendo: 1 (um) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará; 1 (um) da Câmara de Vereadores do município sede da Ufopa; 1 (um) das Câmaras de Vereadores dos municípios de área de abrangência da Ufopa; IX - 1 (um) representante do Ministério Público Federal; X - 1 (um) representante da Associação de Amigos da Ufopa; XI - 1 (um) representante das entidades de estudantes secundaristas; XII - 1 (um) representante de sindicatos dos trabalhadores da educação básica; XIII - 1 (um) representante de sindicatos dos trabalhadores da educação superior; XIV - representação do Consun, composta por 3 (três) conselheiros, sendo 1 (um) de cada segmento (docente, técnico-administrativo e discente)”.

29/7/2019

Foto: Igor Santos (estagiário)