Ultima atualização em 28 de Agosto de 2023 às 16:14

Conselho Regional premia duas monografias do curso de Ciências Econômicas da Ufopa

Duas monografias produzidas por alunos concluintes do Bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) são vencedoras do Prêmio de Monografia Professor Armando Corrêa Pinto de 2023, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá. A premiação foi anunciada no último dia 10 de agosto, durante a comemoração da Semana de Economia em Belém (PA).

Orientada pela professora doutora Andréa Simone Rente Leão, a monografia “Da companhia Ford à expansão agrícola de grãos em Belterra/PA: um estudo sobre os desdobramentos dos processos de desenvolvimento na Amazônia”, da aluna Ana Flávia Guimarães Carneiro, foi a grande vencedora da premiação, com o primeiro lugar.

Em segundo lugar, outra monografia do curso da Ufopa, intitulada “Efeitos do benefício previdenciário do segurado especial na dinâmica socioeconômica do Quilombo Saracura: um estudo de caso”. A produção é do discente Marcos José Oliveira de Jesus, sob a orientação do professor mestre Jhonata da Silva Pereira.

“O Bacharelado em Ciências Econômicas da Ufopa mantém a tradição de sempre estar presente entre os três trabalhos premiados anualmente pelo Conselho, o que reforça a qualidade das monografias desenvolvidas pelos alunos e evidencia a dedicação do corpo docente com o ensino e com os projetos de pesquisa e extensão, que, indiscutivelmente, colaboram com a formação dos alunos de graduação”, afirma o professor Luiz Gonzaga Feijão da Silva, que integra o curso.

Vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o bacharelado em Ciências Econômicas da Ufopa visa a promover a formação de profissionais aptos a compreender, interpretar e atuar em processos relacionados ao desenvolvimento no âmbito da Amazônia, do Brasil e do mundo. São objetivos específicos do curso: proporcionar aos discentes os conhecimentos fundamentais das Ciências Econômicas no âmbito teórico e prático; oferecer um instrumental teórico e técnico que estimule um pensar criativo para a compreensão de mudanças no seu campo de conhecimento e em áreas transdisciplinares; e fornecer instrumentais analíticos e críticos que permitam analisar o sistema econômico como inerente e interdependente dos contextos históricos, sociais e políticos da Amazônia, do Brasil e do mundo a partir de processos relacionados ao desenvolvimento.

Para saber mais sobre o Bacharelado em Ciências Econômicas da Ufopa, acesse a página do curso: https://www.ufopa.edu.br/ics/graduacao/ciencias-economicas/.

Comunicação/Ufopa, com informações do curso
28/08/2023