Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2023 às 16:35

Conselhos aprovam novo PDI, PGO para 2024 e resultado da consulta para direção dos campi

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para o período de 2024 a 2031 foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), durante a 4ª reunião ordinária, última do ano, realizada no dia 7 de setembro de 2023, em Santarém (PA). Os conselheiros também homologaram o resultado da consulta pública realizada para a escolha dos novos diretores dos campi. No dia anterior, Conselho Superior de Administração (Consad) já tinha aprovado o Plano de Gestão Orçamentária (PGO) para 2024.

“O PDI consolida a estratégia de planejamento da instituição, pois é o documento norteador das ações a serem desenvolvidas por todas as unidades acadêmicas e administrativas nos próximos oito anos”, afirma a reitora Aldenize Ruela Xavier, que presidiu a reunião. “É importante destacar o envolvimento de toda a comunidade acadêmica no processo de discussão e de construção do documento, demonstrando o amadurecimento da Ufopa na consolidação dos seus processos democráticos”.

Principal instrumento de planejamento e gestão, o PDI considera a identidade da instituição, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver para um período determinado. “O PDI é o documento de mais alto nível no planejamento da Universidade, pois congrega a função de documento de planejamento estratégico e de resposta à regulação”, afirma a diretora de Desenvolvimento e Informações Institucionais, Carla Paxiuba.

O novo PDI da Ufopa apresenta como eixos temáticos principais o perfil institucional e a gestão institucional; a organização acadêmica; infraestrutura; aspectos financeiros e orçamentários, sustentabilidade econômica; avaliação e acompanhamento do desempenho institucional; e cronograma de execução. Nesse sentido, estabelece: missão, visão, valores, mapa estratégico, plano de metas, projeto pedagógico institucional, políticas de gestão institucional, previsão de expansão de novos cursos, como elementos de planejamento; e descreve a infraestrutura, pessoal, oferta atual de cursos e outras informações necessárias em atendimento à legislação regulatória. Com a resolução aprovada no Consun, o novo PDI já é valido a partir de 1º de janeiro de 2024.

Última reunião do ano de 2023. Foto: Vanessa Escher (Comunicação/Ufopa).

Direção dos Campi – Durante a reunião, os conselheiros também homologaram o resultado da consulta acadêmica realizada no dia 24 de novembro de 2023 para a escolha dos novos diretores dos campi universitários para o período de 2024 a 2027.

Confira:

PGO – No dia anterior, 6, o Conselho Superior de Administração (Consad) aprovou o Plano de Gestão Orçamentária (PGO) da Ufopa para o exercício de 2024. Instrumento de planejamento operacional que orienta a execução orçamentária da Universidade, o PGO considera as demandas organizacionais e suas especificidades, que envolvem tanto a descentralização de recursos para as ações estratégicas atreladas às unidades acadêmicas, campi e administrativas, quanto as ações relacionadas ao desenvolvimento institucional, apoio estudantil, infraestrutura e de funcionamento da instituição.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), o PGO para 2024 foi elaborado com base na Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) 2024 da Ufopa, a qual prevê a aplicação de R$ 245.661.831,00 na operacionalização orçamentária da Universidade. “Do montante total indicado, R$ 200.148.980,00 se destinam a despesas obrigatórias com pessoal, encargos sociais e benefícios a servidores; R$ 45.412.851,00 foram projetados para outras despesas correntes; e R$ 100.000,00 destinados a investimentos”, explica Ingrid de Sousa, da Diretoria de Planejamento (Diplan).

Confira aqui Plano de Gestão Orçamentária 2024 da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Desde 2015, a elaboração do PGO vincula os recursos previstos nas estruturas orçamentárias aos objetivos estratégicos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, de modo a possibilitar a execução e o acompanhamento das ações planejadas no PDI.

Assista às reuniões completas no canal do You Tube da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores da Ufopa.

13/12/2023, atualizado em 14/12/2023

Reunião do Consun, 07/12/2023. Foto: Vanessa Escher (Comunicação/Ufopa).