Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 22 de Março de 2019 às 18:39

Cooperação técnica entre Ufopa e parceiros visa implantar fábrica de ração na Base Santa Rosa


Projeto orçamentário já foi apresentado ao governo do estado, por meio da Sead.

Implantar uma fábrica de ração na Base Santa Rosa, localizada a 32 quilômetros de Santarém, na rodovia Santarém-Cuiabá, é o objetivo da parceria que vem sendo costurada entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Instituto Federal do Pará (IFPA), Ulbra e Governo do Estado do Pará.

O projeto, apontando todos os custos e a infraestrutura necessária para a implantação e funcionamento inicial da fábrica, foi apresentado na tarde de quinta-feira, 21 de março, aos representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap): Gerferson Almeida (diretor de Pesca), Thiago Alvão (coordenador financeiro) e Alisson Castro (coordenador do Núcleo Regional da Sead em Santarém).

Na oportunidade, as informações foram repassadas pelo diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Lucinewton Silva de Moura, e pelos integrantes da equipe técnica do projeto, Prof. Esaú Carvalho, do ICTA, Prof. Thiago Marinho Pereira, também do ICTA, e pelo pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Prof. Marcos Prado. Foram explanados o objetivo do projeto e todos os fatores positivos que serão gerados para a região, após o funcionamento da fábrica.

Para o professor Thiago Marinho, “com a fábrica implantada, será possível direcionar estudos, envolvendo alunos e professores da Ufopa, sobre o aproveitamento de produtos regionais para confeccionar a ração, reduzindo assim custos elevados e fornecendo a custos baixos para o produtor. Inicialmente, vamos começar com insumos tradicionais e a pretensão é que possamos fabricar aproximadamente 15 toneladas de ração por mês”. 

Já para o diretor do ICTA, Lucinewton Silva de Moura, tirar o projeto do papel e colocá-lo em funcionamento gera uma “expectativa grandiosa, porque com uma ação desta natureza a gente vai conseguir alavancar uma fábrica de ração que não pode ser implantada desde 2011. Com parcerias externas, ganha a Ufopa, com possibilidade de expansão, da produção acadêmica e científica em termos de extensão, ensino e pesquisa. É importante para o estado colocar em ação um projeto que está para fechar as portas por falta de administração e de recursos. E, desta forma, consegue-se alinhavar duas entidades, e só vai ter ganho efetivo para todo mundo”.

Lucinewton ressaltou que a universidade tem termo de cooperação, mas não tem custos para tocar um empreendimento desta natureza: “Uma fábrica dessas terá retorno imediato; com a fábrica de ração, os peixes poderão ser comercializados, vai poder tornar o mercado competitivo, uma vez que hoje os peixes vêm do Mato Grosso. É um excelente projeto, que a longo prazo será gigantesco, uma vez que não existe fábrica de ração na região. A mais próxima fica em Uruará".

Lucinewton também disse que existe um termo de cooperação desde 2017 para viabilizar a instalação da fábrica, mas nunca teve condições de ser implementado por falta de recursos: “A Base Santa Rosa também passa por problemas e ficou abandonada na gestão do governo estadual anterior, com falta de ração, baixa qualidade da água e outros fatores negativos”. A administração dos recursos da venda de ração e alevinos e da contratação de mão de obra será feita pela Fundação de Integração Amazônica (Fiam). Os recursos que entrarem da venda servirão para investir no próprio projeto.

O professor Esaú Carvalho (ICTA), que faz parte da equipe técnica do projeto, reforçou que o objetivo da fábrica “é proporcionar uma proposta de instalação da máquina e desenvolver a psicultura na região, uma vez que Santa Rosa já vem fornecendo alevinos para piscicultores, agora de forma reduzida. A parceria manterá produção de alevinos e alimento dentro do seu próprio espaço físico, o que é muito positivo. Trata-se de desenvolvimento econômico e social”.   

O diretor de Pesca da Sead, Gerferson Almeida, disse que a expectativa da parceria traz uma repercussão muito positiva quando se considera que, na verdade, esse apoio será recebido diretamente pelo produtor rural: "É o pescador e o piscicultor. Então a Sedap, na atual administração, está aberta às parcerias e com muita expectativa em relação a esse projeto, que desenvolverá o setor produtivo na região”.

Participantes - Estiveram presentes na reunião de quinta-feira, 21, no ICTA, o Prof. Lucinewton Silva (diretor ICTA) e os professores Esaú Carvalho e Thiago Marinho Pereira (ambos também do ICTA); o Prof. Marcos Prado (pró-reitor da Procce); Gerfeson Almeida (diretor de Pesca da Sedap); Thiago Alvão (coordenador financeiro da Sedap); e Alisson Castro (coordenador do Núcleo Regional de Santarém da Sedap). Ainda participam do projeto o engenheiro Sérgio Melo (Ulbra) e Roger Tota (IFPA).

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/ebcb4f85dfca5a2b1f488802f4687342.jpg

Início da parceria - A ideia de tornar a Base Santa Rosa no local de implantação da fábrica surgiu a partir da vinda do secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, quando esteve em Santarém, dia 14 de março deste ano, para traçar estratégias quanto ao avanço do desenvolvimento econômico para geração de renda e investimentos para a região. Na oportunidade, foi mantido contato entre Suenaga, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, e técnicos do ICTA.

Para o reitor, Hugo Diniz, a parceria “é importante para colocarmos a Universidade à disposição para interagir com o estado. É muito positivo e nunca vimos tanta integração com o setor produtivo. No encontro, tratamos especificamente sobre a Base Santa Rosa e foi feito um grupo de trabalho, envolvendo universidade, estado, município e produtores. No ICTA, temos estudantes, pesquisas e ações que podem utilizar as estruturas da base, que está com poucas atividades. Fazer a interação entre universidade e comunidade local impulsiona o desenvolvimento regional com o setor produtivo”.      

Comunicação/Ufopa

22/3/2019

Fotos: Renata Dantas

Notícia em destaque