Ultima atualização em 20 de Abril de 2018 às 16:23

Coordenadora da revista Exitus participa de evento com editores de periódicos de Educação

A Profa. Dra. Lília Imbiriba Colares, coordenadora da revista Exitus, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufopa, participou do 10º Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste (Fepae-NNE), ocorrido nos dias 9 e 10 de abril de 2018, em Maceió, estado de Alagoas. O evento, organizado pelo PPGE da Universidade Federal de Alagoas e pelo Fórum de Editores (Fepae-NNE), teve o objetivo de contribuir para a formação dos profissionais da área e ampliar as discussões sobre avaliação dos periódicos de Educação.

Entre os participantes estavam representantes da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), de universidades estaduais, como a do Ceará (UECE), do Pará (Uepa), Paulista (Unesp), da Bahia (Uneb) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), além da Universidade Tiradentes (Unit). Entre as universidades federais, participaram a de Alagoas (Ufal), do Ceará (UFC), da Bahia (UFBA), do Piauí (UFPI), do Maranhão (UFMA), do Rio Grande do Norte (UFRN), da Rural de Pernambuco (UFRPE), de Sergipe (UFS), de Rondônia (Unir) e do Oeste do Pará (Ufopa).

A programação constou de palestras e oficinas. A primeira palestra destacou o tema “Enfrentamento do Fepae para o avanço e avaliação dos periódicos de Educação”, proferida pelo professor da Unesp e coordenador do Fepae nacional, José Luis Bizelli. Ele enfatizou os critérios de avaliação dos periódicos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), orientando para a qualidade acadêmica, científica e técnica dos periódicos de Educação das regiões Norte e Nordeste.

O coordenador do PPGE da Ufal, Luís Paulo Mercado, em sua fala sobre “Integridade e ética dos periódicos científicos”, discorreu sobre a integridade ética na pesquisa e na comunicação científica, por meio da editoria e publicação de periódicos científicos.

Duas oficinas marcaram a programação: “Elementos para orientar um parecer de artigo de Educação”, ministrada pela professora Marta Araújo, editora do periódico Educação em Questão (UFRN), e a oficina “Indexadores da área de Educação: procedimentos para inserção”, conduzida pelo professor José Yvan Pereira Leite, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por teleconferência.

Também houve rodas de conversa e relatos de experiências de gestão sobre os trabalhos que são desenvolvidos a partir dos periódicos de Educação. “Foi importante participar do evento, pois tivemos a oportunidade de aprimorar a discussão sobre os indexadores, as diretrizes e questões éticas relacionadas aos periódicos”, ressaltou a coordenadora da revista Exitus, professora Lília Colares, reeleita durante o encontro para atuar como vice-coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos em Educação das Regiões Norte e Nordeste.

A 11ª edição do evento ocorrerá em 2019 no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Conheça aqui a revista Exitus.

Comunicação/Ufopa com informações da equipe da revista Exitus

20/4/2018

Diretoria do Fórum Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste (Fepae-NNE)