Ultima atualização em 19 de Setembro de 2018 às 09:51

Creche Seara e mais duas instituições recebem alimentos arrecadados durante VII Jornada Acadêmica

Mantimentos arrecadados por meio da mobilização de alunos que participaram da VII Jornada Acadêmica da Ufopa, ocorrida no período de 20 a 25 de agosto de 2018, foram entregues a três instituições de Santarém nesta segunda-feira, 17. No total, mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis foi doada à Creche Seara – instituição que atende crianças carentes há 40 anos –, à Casa Rosa – que acolhe mulheres em tratamento contra o câncer – e ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Santarém (GRAACSAN).

Acompanhado de servidores da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), o  reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, entregou pessoalmente 227 quilos de alimentos à Creche Seara e ressaltou a importância da instituição e da ação de servidores e alunos.

“A participação dos alunos entregando esses alimentos mostra o envolvimento de nossa comunidade nestas ações e, nosso intuito, nos  próximos anos é que a universidade esteja cada vez mais integrada com diversas ações sociais em nossa região. Nossos alunos estão comprometidos com isso, nossos trabalhos de extensão estão cada dia mais consolidados”.

Diniz ressaltou também o papel da universidade, que para ele vai além da sala de aula. “Trazer visibilidade para uma atividade como esta aqui da Creche Seara é importantíssimo. A universidade tem a necessidade de ter uma creche para atender servidores e alunos”.

Localizada no bairro de Santana, a Creche Seara atende atualmente 146 crianças de um a seis anos que vivem em dez bairros da periferia de Santarém. “São principalmente crianças em vulnerabilidade social e risco nutricional”, informou a assistente social Marileuda Cunha.

Para o nutricionista Joilson Dutra, os alimentos são fundamentais para o funcionamento da creche. “Aqui as crianças passam por um trabalho de recuperação de peso, de altura, então essa alimentação é que vai ajudá-los a ganhar esse peso e essa altura. Nós oferecemos para algumas crianças alimentos para que elas levem para casa”. Dutra lembrou ainda os principais alimentos que são consumidos pelas crianças e que em geral estão em pouca quantidade na dispensa da creche. “Hoje nós estamos com uma necessidade muito grande de proteínas, feijão, óleo, arroz, macarrão, trigo”.

Jornada Acadêmica - A VII Jornada Acadêmica da Ufopa é o maior e um dos mais importantes eventos acadêmicos da Universidade. Em 2018 contou com a participação de mais de dois mil inscritos, entre alunos da sede e dos diversos campi. Os alimentos são resultado das inscrições feitas nos minicursos e oficinas.

A creche SEARA -  Foi criada por um grupo de voluntários liderados pelo casal de médicos Clara Terko e Rubens Brandão. No dia 6 de janeiro de 1979, a SEARA passa a ser entidade beneficente, sem fins lucrativos, tendo como objetivo “a promoção humana”. É composta por uma diretoria e um conselho fiscal, cujos membros podem ser representantes de famílias das crianças atendidas pela organização e de voluntários eleitos para um mandato de dois anos, em assembléia geral.

A Seara mantém também a unidade 2. Localizada no anexo, o Centro Integrado de Apoio e Formação Familiar (Ciaff-Seara) atende crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 17 anos. A coordenadora Maria Aparecida Nogueira explica o objetivo deste espaço de acolhimento: “O nosso objetivo é fazer com que elas saiam da vulnerabilidade, aprendam valores para a vida através de atividades sócio educativas e culturais”.

A casa Rosa também foi contemplada com as doações. A instituição acolhe mulheres de várias cidades da região Oeste do Pará em tratamento de câncer, na cidade de Santarém. A coordenadora e voluntária Elma Barreto falou da importância da doação da universidade: “É com muita alegria que recebemos esses 225 quilos de alimento que muito vão ajudar as mulheres que nós acolhemos aqui”.

No perído da tarde, a equipe da Proen também foi ao Graac/San, que atende crianças com câncer, para entregar a doação de 225 quilos de alimentos não perecíveis. As fotos da entrega, que emocionou os servidores, podem ser conferidas aqui na página da Ufopa no Flickr.

Serviço: Uma vez por mês a creche oferece bazar solidário com as doações que recebem. São diversos produtos ofertados à comunidade do entorno. As doações podem ser entregues no endereço abaixo.

• Creche Seara – entidade sem fins lucrativos.
  • Rua Nações Unidas, 114 – Bairro Santana, CEP 68010-320, Santarém, PA

18/9/2018

Servidores da Ufopa entregam alimentos na creche Seara. Foto: Bartolomeu Rodrigues (estagiário) 17/9/2018