Ultima atualização em 13 de Janeiro de 2021 às 10:12

Cuidados de Si: Cartilha reforça práticas para evitar a contaminação de Covid-19

Com um cenário ainda preocupante no Brasil, a pandemia do novo coronavírus acumula mais de 8 milhões de infectados e 200 mil mortes pelo Covid-19. Para conscientizar a população sobre as medidas para evitar o contágio da doença, o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) produziu uma cartilha que apresenta o impacto da Covid-19 no estado do Pará e orientações de prevenção por meio da alimentação saudável.

A publicação aborda os “cuidados de si”, que englobam desde as práticas individuais, como o consumo de alimentos saudáveis, às sociais, como o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento.

A professora Mirtes Cortinhas, que coordena o Gepeea, explica como a ideia surgiu: “O conceito foi usado nas palestras remotas durante a Semana do Meio Ambiente 2020, e o Gepeea tomou como “slogan” de cuidados dos seres humanos para evitar a contaminação do vírus: cuidados em nossa família, na alimentação, no distanciamento entre pessoas, no uso de máscaras, entre outros”.

O grupo também prepara uma nova publicação, a ser lançada em breve, que vai abordar a continuidade dos cuidados de si, mesmo após a vacinação.

A publicação está disponível aqui.

12/01/2021