Ultima atualização em 1 de Novembro de 2018 às 12:10

Arqueologia realiza curso de conservação e restauro em Santarém

O curso de Arqueologia, vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), organiza pela primeira vez em Santarém um curso aberto sobre “Conservação e restauro de materiais arqueológicos e históricos no período de 12 a 16 de novembro. A programação faz parte da Semana da Conservação, Restauro e Curadoria  de Coleções Arqueológicas.

A programação terá como pesquisadora convidada, a professora Silvia Cunha Lima, que também é restauradora e vai ministrar parte do curso. Ela é pesquisadora/colaboradora da Universidade de São Paulo (USP) e tem elevada experiência com restauro de vários materiais arqueológicos no Brasil, Peru, Itália e Egito. O curso também será ministrado por Marcelo Fernando Domingues, restaurador de esculturas em madeira e pinturas em óleo sobre tela.

Segundo a coordenação, embora a práxis do restaurador e conservador constitua uma profissão em si, é importante que os profissionais da  arqueologia, história, museologia, arquitetura conheçam os principais agentes de deterioração dos materiais arqueológicos e etnográficos, com o intuito de reconhecer o estado de conservação de coleções e definir diretrizes para a coleta, tratamento e restauro dos diferentes tipos de materiais.

As aulas teóricas serão realizadas pela manhã no miniauditório H1, da Unidade Rondon, e as práticas serão à tarde em diversos locais. Caso o interessado não seja aluno do curso de Arqueologia, há 20 vagas disponíveis para o público em geral.

Inscrição – A inscrições podem ser feitas com preenchimento do formulário através deste link.

Acesse aqui os textos, de leitura obrigatória.

Veja o site de consulta sobre restauro.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail clara.mendoncacosta@gmail.com ou pelo telefone (93) 2101-6544.

Programação completa do curso aqui.

29/10/2018 atualizado em 1º/11/2018