Ultima atualização em 31 de Janeiro de 2019 às 18:30

Curso de História da Ufopa é o único do Brasil a ofertar a disciplina Arquivologia

Em parceria com o Arquivo Central, o Curso de História da Ufopa oferta componente específico sobre Noções Básicas de Arquivologia, Higienização e Restauração de Documentos.

As aulas aos acadêmicos de História são ministradas pelo arquivista Sérgio Fredrich, coordenador do Arquivo Central.

A parceria é uma possibilidade inédita, na qual a Ufopa se destaca por ser a primeira instituição federal de ensino superior a disponibilizar a disciplina em curso de História. A oferta visa dar oportunidade aos alunos para que tenham conhecimento de noções básicas de arquivologia, que vão desde os aspectos referentes à legislação, passando pela tipologia documental e gestão de documentos, até a conservação preventiva, higienização e restauração de documentos de arquivo, com a prática em um laboratório de higienização e restauro da instituição.

Para o professor André Dioney Fonseca, coordenador do curso de História da Ufopa, a parceria técnica com o Arquivo Central já é algo consolidado, mas o apoio nessa importante dimensão do ensino revelou uma nova frente de cooperação com enorme potencial, pois o curso é responsável pelo Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), projeto responsável pela guarda, conservação e catalogação de um riquíssimo acervo histórico da região.

31/1/2019