Ultima atualização em 27 de Agosto de 2019 às 18:40

Desafios no ensino de Ciências e Biologia são destaque no II Erebio

Discutir os desafios e inovações no ensino de Ciências e Biologia, tanto do ponto de vista da pesquisa quanto da sala de aula, é o motivo que reúne estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior no campus da Ufopa em Santarém, de 27 a 30 de agosto, para participar do II Encontro Regional de Ensino de Biologia (Erebio) e os II Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará (Semibio).

“O principal desafio de ensinar Biologia hoje é tentar ensinar de um jeito diferente. Muitos alunos, não só da educação básica, mas da universidade, acham que estudar é chato e, às vezes, é porque a aula é chata. Uma das atividades que vai acontecer no encontro, por exemplo, é a exposição de recursos didáticos, formas diferentes de ensinar o conteúdo. Temos que fugir da chatice”, enfatiza o professor Gabriel Iketani, da organização dos eventos.

Promovidos pelo Programa de Ciências Naturais do Instituto de Ciências da Educação (Iced) em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Biologia - Regional Norte, os eventos contam com mais de 290 inscritos. Ao longo dos quatro dias, a programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações acadêmicas e culturais. “Serão cerca de 120 trabalhos apresentados”, afirma Iketani.

A solenidade de abertura dos eventos foi realizada na tarde desta terça-feira, 27, no auditório da Unidade Tapajós, e, além do professor Gabriel Iketani, contou com a presença do reitor da Ufopa, Prof. Hugo Alex Diniz; com a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Profa. Solange Ximenes; com a vice-diretora do Iced, Profa. Ana Maria Sarmento; com a vice presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO), Profa. Sílvia Chaves; e com a diretora da Regional Norte da SBEnBIO, Profa. Sandra Bastos.

Programação – Os eventos começaram na manhã da terça-feira, 27, com a realização de minicursos pela manhã na Unidade Rondon. A programação prossegue na quarta-feira, 28, com minicursos, pela manhã, e apresentação de trabalhos, à tarde. Às 14 horas, no auditório Wilson Fonseca (Unidade Rondon), ocorrerá a primeira mesa-redonda, com o tema “Os espaços (bio)diversos de ensinar”, com a participação dos professores Ariadne Peres da Costa Contente, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Augusto Fachin Terán, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na quinta-feira, 29, serão realizadas mais duas mesas-redondas no auditório Wilson Fonseca: “Por uma história da Ciência e da Educação Científica na Amazônia”, a partir das 10h30; e “Ciência e Tecnologia a serviço da vida”, às 14 horas.

Confira a programação completa aqui.

Mais informações no sítio do evento: https://doity.com.br/iierebio-norte/.

27/8/2019

Mesa de abertura, 27/8/2019.