Ultima atualização em 9 de Abril de 2019 às 17:45

Dia Nacional da Biblioteca: Sibi da Ufopa terá programação especial no mês de abril

Neste dia 9 de abril comemora-se o Dia Nacional da Biblioteca, fazendo referência à instituição da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e do Dia do Bibliotecário, criados a partir do Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Para marcar a passagem da data, o Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Ufopa programou para este mês atividades especiais voltadas à comunidade acadêmica.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/2f0af43b1286811247f5f6da8c856860.JPG

O bibliotecário Mayco Chaves disse que o objetivo principal é aproximar a biblioteca da comunidade acadêmica, levando os alunos a se apropriarem do espaço de pesquisa, que é deles. Como primeira atividade, a partir desta terça-feira, 9, com apoio da Comunicação da Ufopa, é desenvolvida uma campanha junto aos meios digitais com dicas e orientações sobre o cuidado com o patrimônio da biblioteca. Enfatiza aspectos quanto ao uso e ao extravio de materiais.

A campanha e outra ação com a distribuição de material gráfico vão envolver todas as unidades do Sibi ao longo do mês de abril. De acordo com relatório do Módulo Biblioteca no Sigaa da Ufopa, entre os anos de 2015 e 2018 houve um quantitativo alto de extravio de materiais. Foram mais de 1.600 registros somente nas bibliotecas das unidades do campus Santarém. Daí surge a importância de uma campanha educativa, de acordo com o bibliotecário.

Mayco Chaves destacou também que o trabalho desenvolvido pelo Sibi tem a expectativa de que a biblioteca não seja vista apenas como lugar de livros, mas como espaço de socialização, de disseminação de conhecimento e de construção também. “Que esse espaço seja usado, de fato, por toda a comunidade acadêmica. As ações que estamos buscando fazer são, justamente, para trazer os usuários que não frequentam a biblioteca e fazer com que eles se sintam pertencentes a este espaço, que é deles”, disse Mayco. Segundo ele, o objetivo é tornar a biblioteca da Ufopa como espaço de referência de informação e conhecimento na região para atender tanto à comunidade interna quanto à comunidade externa.

Atualmente, o Sistema de Bibliotecas da Universidade dispõe de quase 17 mil títulos, com mais de 58 mil exemplares nas diversas áreas do conhecimento. O Sibi tem unidades da biblioteca em todos os municípios onde a Ufopa tem campus, sendo que em Santarém são três unidades.

Confira aqui tabela com os totais de títulos e exemplares por biblioteca

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/fc8425326ca3671391f1a7afb24f050b.JPG

Segurança do acervo da Biblioteca

Uma novidade que será implantada nas Bibliotecas das unidades Rondon e Tapajós é o RFID (Radio Frequency Identification). É um termo que descreve qualquer sistema de identificação automática através de sinais de rádio ou variações no campo magnético para a comunicação e armazenamento. Segundo Mayco Chaves, o equipamento visa à segurança do acervo, permitindo o controle maior da entrada e saída de materiais da biblioteca. “O sistema é por rádio frequência, então ele consegue detectar a saída do material em determinados perímetros da biblioteca. Se o material não for emprestado no sistema, ao passar pelo portal (duas antenas que ficam na entrada), o equipamento detecta a saída”.

O equipamento também vai possibilitar a aceleração no atendimento. Vai permitir que o serviço de empréstimo seja mais rápido, agilizando o serviço e o tornando mais eficiente. “Será um grande avanço para a biblioteca e para a universidade também”, completou.

A implantação do equipamento está prevista para o segundo semestre do ano. Inicialmente, serão atendidas as bibliotecas das unidades Rondon e Tapajós. Posteriormente, o equipamento deverá ser implantado também nas bibliotecas dos campi.

Projeto Café com Pupunha

O Sibi vai lançar o “Projeto Café com Pupunha”, que consiste na realização de momentos de discussão de temas relevantes para a sociedade. A primeira edição será no dia 30 de abril a partir das 15h, no auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon. Considerando a campanha dos 10 anos da Ufopa, que neste mês de abril destaca a diversidade, o tema do primeiro Café com Pupunha será “Intolerância Religiosa”, com a presença de convidados que podem ajudar nas reflexões do tema.

A cada mês um tema será escolhido para as discussões, neste ano, com base na campanha do aniversário da universidade. A programação é aberta à comunidade interna e à sociedade em geral.

9/4/2019