Ultima atualização em 17 de Setembro de 2021 às 16:13

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência terá programação na Ufopa

Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas e em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, realizará na próxima terça-feira, 21 de setembro, uma programação para lembrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com o tema “Os desafios para a efetivação do direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência”. O evento ocorrerá no horário das 8h às 19h30, em formato híbrido: presencial com transmissão on-line.

A data – O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi oficialmente instituído por meio da Lei nº 11.133, de 2005, depois de ter sido comemorado informalmente desde a década de 1970, impulsionado pelo ativista Cândido Pinto de Melo, fundador do Movimento Pelo Direito das Pessoas Deficientes (MDPD). O dia 21 de setembro de 2021 é dia de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência. Neste contexto, a Ufopa promove a seguinte programação, com transmissão pelo Canal da Proges no YouTube:

• Abertura do Evento (Núcleo de Acessibilidade)
  • Apresentação Cultural da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);
  • Mesa-redonda com o tema: “Inclusão das Pessoas com Deficiência na rede de Ensino”;
  • Oficina de Braille;
  • Oficina sobre o acesso aos sistemas institucionais, e-mails e DosVox para os estudantes com deficiência da Ufopa;
  • Live "Educação de surdos em contexto de diversidade linguística";
  • Apresentação na temática do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) realizada pelo Campus Óbidos.

As oficinas serão realizadas de forma presencial, no bloco de salas de aula, localizado no Campus Tapajós, seguindo todas as normas de distanciamento para prevenção da Covid-19. Os participantes receberão certificados de participação no evento.

Dúvidas sobre a participação no evento podem ser enviadas para o e-mail nucleodeacessibilidade@ufopa.edu.br.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proges

17/9/2021