Ultima atualização em 5 de Julho de 2023 às 17:00

Diretores de campi participam de media training da Assessoria de Comunicação

O primeiro curso de media training ofertado pela Ascom da Ufopa ocorreu em Santarém, com a participação de cinco diretores.

Um treinamento para otimizar o relacionamento com os meios de comunicação foi realizado nos dias 14 e 15 de junho de 2023, em Santarém, destinado aos diretores dos campi regionais da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O media training teve como facilitadoras as jornalistas Albanira Coelho, Maria Lúcia Morais e Lenne Santos, da Assessoria de Comunicação (Ascom).

Com 12 horas de carga horária, o curso teve por objetivo capacitar os gestores dos campi visando a uma comunicação mais objetiva, eficiente, ética e eficaz, tanto com a comunidade acadêmica quanto com a imprensa, tendo por base preceitos da comunicação pública e institucional.  Outro objetivo foi mostrar o trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação da Ufopa, com enfoque para as ações de assessoria de imprensa, seu funcionamento, ferramentas e atendimento de demandas internas e externas.

Durante o curso, foram apresentadas técnicas para otimização de entrevistas, conceitos básicos sobre o relacionamento com a imprensa, como se portar diante das câmeras, os preceitos legais no contexto da comunicação institucional da Ufopa e outros temas relacionados à comunicação pública. As jornalistas também repassaram técnicas de como utilizar o aparelho de telefone celular como ferramenta de comunicação, no atual contexto pós-pandêmico, já que a imprensa tem solicitado regularmente arquivos de áudio e vídeo sobre os eventos que ocorrem na Universidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/a7b218efc10388f8e8d75d68a4805038.jpg
Jornalista Maria Lúcia explicando o fluxo na Ascom da Ufopa.

Diretor do Campus Itaituba, Jonas Leite afirma ter gostado do conteúdo repassado durante os dois dias: “Eu acredito que as técnicas repassadas vão melhorar bastante a nossa atuação, pois nós fazíamos tudo improvisado”. Ele também destacou a importância desse tipo de treinamento para os pesquisadores da instituição: “Todos os pesquisadores vão precisar, em algum momento, levar a sua pesquisa a público, se comunicar”. E garantiu que vai repassar as técnicas aprendidas no curso aos colegas do Campus Itaituba. “Já até compartilhei algumas coisas nos nossos grupos de trocas de mensagens”, confessou.

Diretora do Campus Óbidos, Marilene Barros recordou a máxima de que: “Quem não se comunica se trumbica”, popularizada pelo apresentador de televisão Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que foi lembrado por meio de um dos vídeos apresentados durante o treinamento: “Eu pude perceber como esse adágio popular se tornou tão importante na vida da sociedade. Considero um presente este curso maravilhoso porque muito do que foi dito, explicado, explorado por meio dos exercícios, vai estar no cotidiano da minha vida profissional e social porque quero continuar me comunicando bem”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/aa2e69ac264ceac80385ef62587f7fa9.jpg
Jornalista Lenne Santos falando da importância da comunicação no relacionamento cotidiano.

Diretora do Campus Monte Alegre, Marcella Radael considerou o curso “excelente”: “Foi uma iniciativa muito bacana da Comunicação, principalmente por pensar em nos preparar para essas atividades que são constantes em nossas rotinas e que a gente precisa ter um preparo, de fato, para realizar”. E completou: “O curso mostrou para a gente que é muito mais fácil se comunicar com a imprensa do que a gente imaginava. Mostrou fórmulas de fazer uma comunicação mais efetiva que eu tenho certeza que vão contribuir muito durante esse período de gestão e sempre que a gente precisar representar a universidade. Saber falar pela instituição é importante”.

Diretora do Campus Oriximiná, Dávia Talgatti ressaltou a importância de ter participado deste, que foi o primeiro treinamento de mídia realizado pela Ufopa: “É um curso que todos os servidores deveriam ter na sua formação, e eu espero levar para o campus informações que eu obtive aqui. São informações que a gente não encontra facilmente. Eu digo ‘muito obrigada’ aos profissionais da Comunicação, que tiveram essa ideia e nos deram essa oportunidade”.

A diretora do Campus Juruti, Celeste Queiroz Rossi, que acaba de assumir a direção, afirmou que o curso vai contribuir muito com sua atuação, pois ela se considera “bastante travada”. “As dicas que vocês deram aqui foram extremamente importantes. Agora é praticar e evoluir para quebrar essas barreiras. Eu vou treinar para isso”, concluiu, ao se referir a ter uma comunicação mais ágil e eficiente com a imprensa da sua cidade e região.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/a92762b0700cde6f6b78a1f3eeab65c9.jpg
Jornalista Albanira Coelho em momento de descontração ao tirar a selfie com os diretores de campi e as outras duas facilitadoras do curso.

Fotos: Albanira Coelho
16/06/2023