Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2021 às 11:06

Aluno e professor da Ufopa participam de podcast de combate a fake news em territórios indígenas

Para combater a disseminação de informações falsas e auxiliar no combate à Covid-19 em comunidades indígenas, profissionais de diversas instituições e entidades se reuniram na produção do podcast “Xô Corona”, voltado aos indígenas do território Wayamu, que abrange os territórios Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana, localizados nos estados do Pará, Roraima e Amazonas.

A ação é parte do projeto "Informação contra a Covid-19 no Território Wayamu" da Associação dos Povos Indígenas do Mapuera (Apim), com apoio do Fundo Casa Socioambiental. Conta com a participação de João Kaiuri Wai Wai, discente do curso de Ciências Biológicas do Campus Oriximiná e também presidente da Apim, do professor Rui Harayama, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco), além dos egressos da Ufopa Jaime Xamen Wai Wai e Roque Yaxikma Wai Wai.

Traduzido para as línguas indígenas Waiwai, Hixkaryana, Werikyana e Tiriyó, o podcast apresenta informações seguras e cientificamente validadas em uma linguagem acessível, como a importância do uso de máscara e da vacinação para controle da doença.

Segundo Edson Tio Tio Wai Wai, que é membro da Apim e foi o tradutor para a língua Wai Wai: “Em 2021, o vírus está aumentando até próximo de nossas aldeias. A importância desse projeto é ensinar como prevenir. O vírus não parou e está aumentando, por isso essa orientação é importante”.

A produção conta ainda com o trabalho de alunos do curso de especialização em comunicação da ciência (Amerek/UFMG), antropólogos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), da Associação Indigena Kaxuyana Tunayana e Kahyana (AIKATUK) e do Conselho Geral dos Povos Hexkaryana (CGPH).

Para conferir, acesse AQUI.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/a5880896df6770a3cf19156c88654282.png

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto

22/01/2021