Ultima atualização em 29 de Novembro de 2023 às 17:34

Docente da Ufopa lança livro sobre povo Suruwaha

Livro é resultado de pesquisas promovidas pela Unesco e Museu do Índio/Funai.

O Museu do Índio/Funai acaba de publicar o livro “Alquimia na floresta: os Suruwaha e os venenos”, fruto de pesquisa coordenada pelo Prof. Dr. Miguel Aparicio, docente do Programa de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, com participação das biólogas Priscila Ambrósio Moreira (Universidade de Campinas – Unicamp) e Juliana Lins (Universidade Radboud, Países Baixos) e do fotógrafo Paulo Múmia (colaborador do Museu do Índio).

O livro é resultado de pesquisa colaborativa junto ao povo Suruwaha, que habita na região interfluvial dos rios Purus e Juruá, no estado do Amazonas, e se caracteriza por uma relação especial com plantas venenosas que define sua cosmologia e seus modos de produção de paisagens.

Trata-se de um trabalho interdisciplinar promovido pela Unesco e o Museu do Índio num programa mais amplo de Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural de Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato.

O livro será distribuído gratuitamente pelo Museu do Índio. A versão eletrônica (PDF) está disponível aqui: http://bit.ly/3uEzcxu.

Comunicação/Ufopa, com informações do Prof. Miguel Aparicio
29/11/2023