Ultima atualização em 2 de Outubro de 2020 às 15:55

Docente do curso de História da Ufopa conquista Prêmio Capes de Tese 2020

Wania Alexandrino Viana, professora do curso de História do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, e seu orientador, o professor Rafael Ivan Chambouleyron, conquistaram o Prêmio Capes de Tese – Edição 2020, na área de História. Intitulada “Gente de guerra, fronteira e sertão: índios e soldados na capitania do Pará (primeira metade do século XVIII)”, a tese de doutorado de Wania foi defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Dentre 14 teses defendidas no PPHIST no ano passado, o estudo foi selecionado a partir de avaliação de uma comissão interna de professores do programa.

O trabalho está concorrendo automaticamente ao Grande Prêmio Capes de Tese, que será outorgado para a melhor tese de 2019 selecionada dentre as vencedoras do Prêmio Capes, agrupadas em três grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Ambientais e Multidisciplinar (Materiais, Biotecnologia e Ensino); Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e Interdisciplinar.

Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia do Prêmio Capes de Tese ocorrerá de forma virtual. A medalha e o troféu do Grande Prêmio Capes de Tese serão enviados diretamente a cada um dos premiados.

Tese – A pesquisa da professora Wania A. Viana trata das medidas adotadas pela Coroa portuguesa para a defesa da capitania do Pará durante o reinado de D. João V (1707-1750). Insere-se, sobretudo, na análise da problemática em torno da manutenção e provimento de tropas necessárias para a efetiva defesa de território. De acordo com o estudo, “do ponto de vista das forças legais – companhias de ordenanças, regulares e auxiliares – o sistema defensivo da capitania foi frágil durante todo o período analisado”. Em decorrência disso, o principal argumento desta tese é que a atuação e a participação indígena nas atividades militares qualificaram a tropa lusa e garantiram a defesa e a expansão da fronteira colonial na capitania do Pará. Nesse processo, complexas redes de mobilização de gente para a defesa constituíram-se. Essa gente de guerra, na fronteira e no sertão, desenhou nesta parte da conquista um sistema defensivo particular, que só se explica pelas conexões e relações estabelecidas entre militares e índios, na experiência de defesa do Pará colonial.

O arquivo PDF (completo) da tese de Wania A. Viana está disponível AQUI.

02/10/2020