Ultima atualização em 5 de Outubro de 2023 às 05:12

Doutorando do PPGSND faz exposição em evento da ONU

Pesquisadores do Programa de Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa participaram nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, em Brasília, junto com representantes de instituições públicas, organizações não governamentais e organismos internacionais, do "Seminário Nacional sobre Mineração de Ouro na Bacia do Tapajós", organizado pelo Escritório das Nações Unidas.

No evento foram apresentados resultados de diversas pesquisas desenvolvidas em 2022 e 2023 que abordaram o tema, entre eles um estudo sobre as condições de trabalho nos garimpos, desenvolvido pelo doutorando Carlos Bandeira Júnior, orientado pela professora Luciana Gonçalves de Carvalho.

Durante o evento foi realizada a exposição fotográfica “Projeto Tapajós: retratos de vida e trabalho no garimpo de ouro”, que mostrou fotografias produzidas por Carlos Bandeira Júnior no âmbito de suas pesquisas de doutorado sobre os garimpos: “Entre trechos, bamburros e brefos: um estudo antropológico da garimpagem de ouro no Tapajós”, desenvolvida no PPGSND.

De acordo com o pesquisador, na próxima etapa dos trabalhos os pesquisadores atuarão com parceiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em uma investigação socioantropológica do perfil socioeconômico e cultural dos migrantes maranhenses que trabalham nos garimpos do rio Tapajós.

Comunicação/Ufopa, com informações do PPGSND
04/10/2023

Visitação da exposição "Projeto Tapajós: retratos de vida e trabalhos no garimpo de ouro". Foto: Carlos Bandeira Júnior.