Ultima atualização em 11 de Julho de 2022 às 16:35

Empresa júnior do ICTA realiza ação ambiental para marcar Dia Mundial da Água

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) que fazem parte da empresa júnior Engenharia e Serviços Ambientais (Esam Jr) realizaram uma atividade para marcar o Dia Mundial da Água, na última terça-feira, 22 de março.

A equipe da Esam Jr realizou a Ação de Educação Ambiental em Alusão ao Dia Mundial da Água com dinâmicas educativas, construção de cartazes, conversas e vídeos educativos junto às crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no bairro Maicá I.

A ação foi realizada com o objetivo de promover a sensibilização quanto à celebração do dia, como a importância e conservação da água de forma lúdica e divertida. Houve ênfase no desenvolvimento de valores, atitudes com foco na sustentabilidade e proteção do meio ambiente para despertar o cuidado pelo meio ambiente desde a primeira infância.

O Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, tem como objetivos promover diálogos sobre diversas problemáticas, como abastecimento de água potável, além de motivar a conscientização da população e dos governantes com relação à importância de conservar, preservar e proteger os recursos hídricos do planeta, entre outros.

Sobre a Esam Jr

A Esam Jr, fundada em 9 de setembro de 2013, é voltada para consultoria nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental e Gestão Ambiental, e constitui uma associação civil sem fins lucrativos, formada por graduandos dos respectivos cursos das áreas citadas, ligada ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Está entre as mais expressivas empresas do Movimento Empresa Júnior no estado do Pará, sendo reconhecida como Empresa Júnior de Alto Impacto em 2019. Em fevereiro deste ano, recebeu reconhecimento como “Empresa Júnior de Impacto”, de acordo com a Federação Pará Júnior, e “Empresa Júnior de Destaque no Estado”, como uma das empresas que se destacaram no estado através do faturamento por membros e indicador de participação em eventos.

Atualmente, a Esam Jr tem 21 membros, que trabalham na elaboração de projetos, gestão de pessoas, negócios, entre outras ações. A empresa oferece serviços como análise de água e efluentes, plano de gerenciamento de resíduos sólidos e diagnóstico socioambiental.

25/03/2022

Momento da ação ambiental com as crianças