Ultima atualização em 3 de Dezembro de 2020 às 13:07

Empresa júnior do curso de Engenharia Florestal ministra curso a índios Kayapó

A Consflor Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará, ministrou curso de produção de mudas a indígenas Kayapó, no município de Novo Progresso.

Realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro, o curso foi uma das ações do projeto Defesa do Território Mekrãgnotí no Corredor do Desmatamento no Sudoeste do Pará, desenvolvido pelo instituto Kabu, a partir da Chamada de Projetos 001/2020 do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Fundo Kayapó.

O Instituto Kabu atua juntamente com outras organizações Kayapó, como a Associação Floresta Protegida e o Instituto Raoni, para protegerem um território contínuo de 10,5 milhões de hectares de floresta primária na bacia do Xingu. O projeto prevê várias ações para fortalecer as cadeias produtivas de alimentação nas aldeias e comercialização de excedentes, realizar o monitoramento dos peixes, capacitar mulheres e jovens, buscar políticas públicas mediante conhecimento da legislação, implementar plano de comunicação e treinamentos de áudio visual e iniciar um processo de implantação de energia limpa nas aldeias.

Sobre o curso ministrado pela Consflor Jr., foi elaborado um plano de trabalho elaborado pelos responsáveis técnicos da empresa júnior, com a supervisão da professora Daniela Pauletto. Foram destacados os seguintes tópicos: procedimentos e técnicas para produção de mudas; fundamentos técnicos no manuseio e beneficiamento de sementes para produção de mudas de qualidade; base teórica para desenvolvimento de habilidades que permitam produzir mudas em viveiro; principais tipos de sementes e técnicas de superação de dormência; apresentação de tipos de viveiros, estruturas, substratos e recipientes; tratos culturais que podem influenciar em um viveiro; e técnicas de propagação com enxertia (borbulhia e garfagem) de espécies frutíferas.

O Curso de Produção de Mudas foi realizado no viveiro de mudas do próprio Instituto Kabu, localizado no município de Novo Progresso (PA), de forma presencial. Os indígenas Kayapó não falam o português e precisaram de um intérprete para mediar as conversações entre os instrutores e os participantes do curso. De acordo com os organizadores, houve todos os cuidados de higienização para manter a segurança dos envolvidos devido à pandemia da Covid-19.

Consflor Jr. – Fundada no ano de 2009, a Consflor Jr. é a empresa júnior do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará, com o foco de oferecer consultoria e serviços florestais de qualidade, buscando conciliar o aprendizado acadêmico com a prática profissional, em prol do desenvolvimento sustentável. Ao longo de seus 11 anos de fundação a Consflor Jr. já realizou inúmeras consultorias e serviços.

03/12/2020

Foto: Instituto Kabu