Ultima atualização em 24 de Novembro de 2023 às 17:55

Espetáculo infantil “A Lendária Lâmpada de Agabá” será apresentado dia 27 de novembro na Ufopa

Aberto ao público, evento ocorrerá às 18 horas, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, Unidade Rondon.

O Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Projeto Iurupari, apresentará na próxima segunda-feira, 27 de novembro de 2023, em Santarém (PA), o espetáculo infantil “A Lendária Lâmpada de Agabá”. Aberto à comunidade acadêmica e ao público externo, a apresentação ocorrerá, a partir das 18 horas, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, bairro Caranazal. Resultado das atividades cênicas realizadas pelo Núcleo de Crianças e Adolescentes, a peça faz parte da programação de encerramento das ações deste ano do Projeto Iurupari.

Sobre o espetáculo

O espetáculo conta a história de um menino que deseja ser adulto por achar cansativa sua vida de criança. Ao ter seu pedido atendido pelo gênio Salabim, da cidade de Agabá, Nito embarca em uma viagem ao passado para salvar as crianças de um rei que roubou delas a infância, destinando todas a servi-lo sem questionar nada. Ao ser confrontado, o rei tenta recuperar a lâmpada e destruí-la para manter seus privilégios. Mas Nito, com ajuda do amigo Lito, uma das crianças que ficou adulta, acaba tendo a sorte ou o azar de perder a lâmpada nas mãos de um caixeiro viajante chamado Sales, que troca as lâmpadas quando Nito e Lito são capturados pelo rei. O desvendar dessa contenda se faz por meio dos últimos pedidos que restam para Nito. O Rei pede a morte do gênio, mas Nito acaba ficando com a lâmpada verdadeira e seus pedidos finais libertam a todos.

O Núcleo de Crianças e Adolescentes do Projeto Iurupari começou a montagem do espetáculo “A Lendária Lâmpada de Agabá” em agosto de 2023. A peça é uma adaptação livre da obra “O Grande Rei”, do autor Francisco Malaquias Teixeira dos Santos. A montagem cênica foi feita a partir de jogos teatrais e dramatúrgicos que envolveram cantigas de roda, brincadeiras infantis e a disposição das próprias crianças e adolescentes em executar o processo teatral, o que resultou na proposta do espetáculo. A direção do espetáculo é de Karina Vasconcelos e o elenco é composto pelos atores Adel Pimentel, Eduardo Rodrigues, Luísa do Mar Ferreira, Mariana Marques, Pietra Sousa e Eron Cássio Pacheco. O gênero da proposta é infantil, com duração de 50 minutos, e a classificação é livre.

Sobre o Núcleo de Crianças e Adolescentes

O Núcleo de Crianças e Adolescentes no Projeto Iurupari tem o objetivo de introduzir a experimentação do teatro a crianças e adolescentes de 10 a 15 anos para apresentar a formação da arte da representação. Aos participantes apresenta-se o teatro para compreender as suas distintas atuações sociais, que potencializam a leitura e visualização dos comportamentos corporais, vocais e intelectuais. Em 2023 o núcleo iniciou em abril o desenvolvimento de atividades integrativas e interativas, potencializando a atuação do corpo, da voz e das expressividades. Foram utilizados textos formativos, jogos teatrais e dramáticos, brincadeiras infantis, explorando o universo imaginário dos participantes para a representação.

Sobre o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro

Desenvolvido desde março de 2015 na Ufopa, o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro formou um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico, para o exercício do fazer teatral entre si, e que concretiza apresentações teatrais. Efetivou-se um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, que se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral. Os núcleos formativos do projeto ocorrem aos sábados no Auditório Maestro Wilson Fonseca da Unidade Rondon. A proposta tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Serviço: Espetáculo “A Lendária Lâmpada de Agabá”

• Data: 27 de novembro de 2023 (segunda-feira)

• Horário: 18 horas

• Local: Auditório Maestro Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém, na Av. Marechal Rondon, s/n, bairro Caranazal, próximo ao Shopping Paraíso