Ultima atualização em 27 de Agosto de 2019 às 12:28

Estudante de Economia da Ufopa recebe premiação nacional na Bahia

Um grupo de nove alunos da Ufopa representou a instituição no 45º Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco), realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia. No evento, foram apresentados trabalhos pelos estudantes Nayara Ferreira Cunha, Rayssa Guimarães Alvarenga, Regina Fátima Damasceno Gomes, Thais Rodrigues Farias e Erick Rodrigo Porto Pinho, que obteve destaque no evento e se  classificou em 3º lugar, com o trabalho intitulado “As ocupações urbanas em Santarém/PA no contexto da produção do espaço no Baixo Amazonas”. Também estiveram no grupo da Ufopa os acadêmicos Ana Flávia Guimarães Caneiro, Breno de Souza Pinho, Jéssica vanessa Matta lira e Iara da Silva Cavalcante.

Erick Rodrigo baseou seu trabalho nas pesquisas realizadas dentro do grupo Direito à Cidade em Santarém, coordenado pela professora Ana Beatriz Oliveira Reis. Ele também aprovou o artigo "Análise comparativa do desenvolvimento sustentável na região de integração do Baixo Amazonas utilizando o barômetro de sustentabilidade", resultado de projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa (Diretório CNPQ) Economia, Desenvolvimento, Criminalidade, Estado, Políticas Públicas e Geotecnologias, coordenado pelos professores Abner Carvalho e Jarsen Guimarães.

Outros trabalhos que foram apresentados pelos alunos da Ufopa no evento:

1)      “Perspectivas de desenvolvimento regional em Belterra/PA: do projeto Ford ao avanço da fronteira agrícola de grãos” (Nayara Ferreira e Ana Flávia Guimarães);

2)     “Noções de gestão administrativa e financeira para os agricultores familiares no município de Santarém/Pará: Uma proposta metodológica (Rayssa Guimarães);

3)      "Racionalidade econômica e a tomada de decisão de agricultores familiares: identificação e avaliação de variáveis de influência” (Regina Fátima); e,

4)     “O empreendedorismo feminino e a movimentação na economia” (Thais Rodrigues e Jéssica Vanessa Mattos Lira).

O evento ocorreu de 14 e 20 de julho de 2019, porém, o resultado das premiações só foi divulgado na última quarta-feira, 21 de agosto.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/b0f3cd37bd9da9337cfd871ad7a77a74.jpg
Apresentação de trabalhos da Ufopa no 45º Eneco
/media/file/site/ufopa/imagens/2019/aed08a794e6fd43375bbb7a4e5dc2370.jpg
Grupo de acadêmicos da Ufopa no 45º Eneco

23/8/2019 atualizada em 27/8/2019

Erick Rodrigo, classificado em 3º lugar na categoria geral do Eneco. Fotos: Arquivo dos participantes.