Ultima atualização em 16 de Novembro de 2020 às 13:18

Estudantes quilombolas e PcDs produzem vídeos em comemoração aos 11 anos da Ufopa

No mês em que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completa 11 anos de criação, estudantes de graduação produziram vídeos em homenagem à instituição, reforçando a importância da garantia de acesso e permanência de minorias sociais ao ensino superior. As produções tiveram apoio da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas e do Núcleo de Acessibilidade.

No documentário “Ufopa 11 anos: a luta e resistência para o ingresso e permanência dos quilombolas na Universidade”, o Coletivo de Estudantes Quilombolas (CEQ) traz relatos de lideranças estudantis e comunitárias, de professores, de coordenadores e do diretor de escola afro-amazônida das comunidades Bom Jardim, Tiningu e Murumuru. Desde 2015, a Ufopa mantém o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ), que assegura a entrada de quilombolas nos cursos de graduação.

Os estudantes com deficiência também enviaram relatos sobre sua trajetória acadêmica e parabenizaram os 11 anos da Universidade. No vídeo, estudantes que atuaram nos cursos de formação do Núcleo de Acessibilidade e monitoria acadêmica também falam sobre como a experiência contribuiu na sua formação acadêmica.

Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da Proges.

16/11/2020