Ultima atualização em 2 de Agosto de 2021 às 14:20

Expedição do Abaré leva atendimentos a comunidades do Tapajós em agosto

No período de 10 a 28 de agosto, haverá nova expedição do navio-hospital-escola Abaré com serviços de saúde a comunidades do rio Tapajós nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra. Ao todo, serão atendidas 75 comunidades.

Serão oferecidos serviços de atenção básica à saúde: consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacinação, coleta para exame de PCCU, testes rápidos de Covid-19, HIV, sífilis e hepatite, exames de laboratório – bioquímicos e hematológicos – e dispensação de medicamentos. Além desses serviços, a equipe também vai realizar exames de ultrassonografia em algumas comunidades de Santarém, com a utilização de um aparelho portátil.

Essa etapa de atendimento também contará com a parceria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com a participação de professores de diferentes especialidades (médicos, fonoaudiólogos e odontólogos) e estudantes do 6º ano de Medicina, que deverão integrar a equipe do Abaré nessa expedição, juntamente com as secretarias de Saúde dos três municípios.

Outra novidade nessa viagem é a parceria com o projeto Semear Sorriso, que doou 500 kits com escova de dente e creme dental para serem distribuídos às crianças das comunidades em ação de prevenção à saúde bucal.

O consultório odontológico vai atender em duas etapas. Na primeira, até o dia 19, contará com equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém. Nos dias seguintes, vai atuar uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), também parceira na ação.

A execução dos serviços de saúde ficará sob responsabilidade das prefeituras de Santarém, de Aveiro e de Belterra, através de suas secretarias de Saúde.

02/08/2021

Expedição na região do Tapajós de 10 a 28 de agosto