Ultima atualização em 18 de Abril de 2022 às 17:56

FECITBA realiza oficina para formar orientadores de iniciação científica para a educação básica

Desde março até outubro de 2022 está ocorrendo em municípios do Baixo Amazonas as "Oficinas de formação de orientadores de iniciação científica para a educação básica". O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced), por meio da coordenação do projeto de extensão da V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-PA (V FECITBA), é o responsável pelo edital, que abriu 330 vagas e conseguiu inscrições de 290 professores, gestores e coordenadores pedagógicos de Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Mojuí dos Campos, Placas e Prainha.

As oficinas estão sendo ofertadas, com apoio na divulgação, pelas secretarias de educação e URE do Baixo Amazonas e pelos campi da Ufopa nos mesmos municípios. Algumas oficinas serão presenciais e outras remotas, conforme demanda respondida pelas secretarias de Educação.

O objetivo das oficinas é estimular e capacitar professores para orientação de projetos de iniciação científica no ensino fundamental (anos finais) e médio, em articulação com o currículo escolar, de forma a atender a aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio, além de orientar como os projetos desenvolvidos nas escolas podem ser submetidos à V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (V FECITBA-PA), que ocorrerá no formato híbrido de 18 a 21 de outubro de 2022, e apontar outras possibilidades para que cheguem às feiras nacionais e internacionais.

A programação está prevista para ocorrer em três módulos. No primeiro, o tema será: "Elaboração e execução de projetos de iniciação científica infantojuvenil (plano de pesquisa e diário de bordo)", que vem sendo desenvolvido desde 25 de março e segue até 16 de maio. O segundo módulo terá como tema "Registros de pesquisa: elaboração de relatórios e resumos", de 3 de junho a 6 de agosto. O terceiro módulo terá como tema “Exposição da pesquisa: apresentação oral, banner e vídeo" e será desenvolvido de 17 de setembro a 7 de outubro de 2022, véspera do início da V FECITBA-PA.

As oficinas fazem parte das ações da V FECITBA-PA, que conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de aprovação no edital de feiras e mostras científicas.

A FECITBA-PA é um evento institucional da Ufopa que busca incentivar a iniciação científica de crianças e jovens da educação básica. Com a implementação da BNCC nas escolas, o trabalho com projetos de iniciação científica ganha cada vez mais espaço no currículo escolar, por isso a realização dessas oficinas é fundamental para capacitar professores sobre a orientação desse tipo de projeto dos estudantes e, por outro lado, para haver a oportunidade de esses projetos chegar à FECITBA-PA e a feiras nacionais, ser premiados e divulgar os saberes produzidos nas escolas paraenses.

Mais informações sobre as oficinas AQUI.

Contato: fecitba.ufopa@gmail.com

18/04/2022