Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 7 de Fevereiro de 2024 às 10:30

Fevereiro Roxo: Mês da Conscientização sobre Fibromialgia


E no dia 28 de fevereiro acontecerá a ação de saúde “Desestressando na Ufopa” para lembrar o Dia Mundial de Prevenção de LER-DORT.

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Ufopa dá início à campanha Fevereiro Roxo para sensibilização sobre a fibromialgia. A equipe da DSQV abordará o tema de forma mais aprofundada através de posts informativos no Instagram @dsqv_ufopa e no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), disponível para acesso e leitura a toda a comunidade.

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente nos músculos. Junto com a dor, a fibromialgia apresenta sintomas de fadiga (cansaço extremo), sono não reparador (por isso a pessoa acorda cansada), além de outros sintomas, como problemas de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura.

LER-DORT – E no dia 28 de fevereiro acontecerá a ação de saúde “Desestressando na Ufopa” para lembrar o Dia Mundial de Prevenção de LER-DORT, através da distribuição de material educativo e bolinhas de automassagem. As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

Aberta à comunidade acadêmica, a atividade ocorrerá no Bloco Modular Tapajós II, situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém. Os campi fora de sede receberão material educativo para participar deste momento junto aos seus servidores.

Mais informações: https://www.ufopa.edu.br/progep/comunica/informes/fevereiro-roxo/

Comunicação/Ufopa, com informações da DSQV
05/02/2024

 

 

Notícia em destaque