Ultima atualização em 25 de Junho de 2020 às 13:11

Fordicampi/Ufopa produz vídeo sobre realidade da pandemia nos municípios de abrangência da Universidade

O Fórum de Diretores dos Campi da Universidade Federal do Oeste do Pará (Fordicampi/Ufopa) realizou um trabalho de levantamento de dados sobre a situação da pandemia nos municípios onde há unidades da Ufopa fora da sede em Santarém. Os municípios são Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

O levantamento deu origem a um vídeo para ser divulgado à população como um alerta para o avanço dos casos de covid-19 e mortes pela doença nos municípios.

De acordo com o fórum, os municípios somam muitos casos e mortes confirmadas nesta pandemia, porém ainda carecem de infraestrutura adequada para o combate à doença. “A produção e publicação do vídeo tem como objetivo chamar a atenção de toda a sociedade para o grave problema que estamos enfrentando, uma vez que os casos confirmados de covid-19 e o número de óbitos continuam aumentando, principalmente nas regiões com maior precariedade de infraestrutura. Dessa forma, a falta de medidas de prevenção e do conhecimento da população pode agravar esse quadro”, disse o presidente do Fordicampi, professor Luamim Tapajós, diretor do Campus Itaituba.

Segundo ele, a importância do trabalho realizado está, principalmente, na conscientização da população, pela necessidade das medidas de segurança: desenvolver procedimentos de higienização, utilizar máscara, evitar aglomerações e, se possível, manter o isolamento social, que ainda é a medida mais eficiente a ser tomada.

“Como representantes das comunidades acadêmicas nos campi da Ufopa, mantemos o nosso compromisso com o seu cuidado e desenvolvimento, buscando o progresso para todas as comunidades que nos rodeiam, sabendo da nossa importância no coração da Amazônia”, destacou Tapajós.

O Fordicampi/Ufopa possui um papel estratégico na relação da Universidade Federal do Oeste do Pará com a comunidade dos seus municípios de abrangência. Reúne todos os diretores dos campi da Ufopa fora de Santarém:

• Professora Jorgiene Oliveira – diretora do Campus Alenquer

• Professor Luamim Tapajós – diretor do Campus Itaituba

• Professor Raphael Silva – diretor do Campus Juruti

• Professora Marcella Radael - diretora do Campus Monte Alegre

• Professora Marilene Castro - diretora do Campus Óbidos

• Professora Dávia Talgatti – diretora do Campus Oriximiná

Assista ao vídeo produzido pelo Fordicampi/Ufopa

Comunicaçã/Ufopa

25/6/2020