Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 20 de Agosto de 2019 às 14:27

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração ocorrerá de 26 a 28 de agosto na Ufopa


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será sede da 3ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), que ocorrerá de 26 a 28 de agosto de 2019, em Santarém (PA). De caráter permanente, o Forplad reúne pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes, promovendo o intercâmbio entre as universidades públicas do país e propondo soluções para problemas relacionados às áreas de planejamento e administração.

Nesta edição, o Forplad debaterá, entre outros temas, o financiamento e a situação orçamentária das instituições federais de ensino superior, além dos aspectos jurídicos do projeto “Future-se”, do Governo Federal. “Hoje temos dois assuntos muito importantes nas universidades. O primeiro é o bloqueio orçamentário, como isso impacta diretamente as pró-reitorias de planejamento e de administração. O outro tema é o Future-se. Esses dois assuntos serão contemplados no nosso evento”, afirma o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufopa, Rogério Favacho da Cruz.

Durante o evento, a Ufopa apresentará, como exemplo de boas práticas e de modernização da gestão pública, o caso do Comitê Gestor de Obras (CGO), iniciativa inédita, colocada em prática pela Ufopa, que visa planejar e acompanhar a execução de diversas obras em andamento na universidade. “A gestão pública, incluindo as universidades, tem uma dificuldade muito grande quando o assunto é obra”, explica Rogério Cruz.

Segundo o pró-reitor de planejamento, a Ufopa tem conseguido avançar na gestão das obras públicas, trazendo para a discussão a questão da eficiência da administração. “Adotamos algumas práticas, algumas metodologias, e vamos levar essa experiência para os pró-reitores, principalmente no que tange à modernização do serviço público, por meio da estrutura organizacional matricial, de ferramentas da gestão de qualidade e no foco por resultados”, afirma.

Programação – A 3ª Reunião Ordinária do Forplad começa na segunda-feira, 26 de agosto, a partir das 15 horas, com a reunião da Coordenação Nacional a ser realizada no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém. Às 17 horas, no mesmo local, haverá a solenidade oficial de abertura do Forplad, com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz. Em seguida, a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, fará uma apresentação sobre o Comitê Gestor de Obras (CGO) como exemplo  de modernização da gestão na Ufopa. A partir das 20 horas, será a vez do professor Carlos Edílson de Almeida Maneschy, ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministrar a palestra de abertura, que abordará como tema a importância da ciência para o desenvolvimento da Amazônia. O evento prossegue nos dias 27 e 28 no Hotel Barrudada.

Comunicação/Ufopa

20/8/2019

Notícia em destaque