Ultima atualização em 21 de Setembro de 2023 às 10:02

Gepeea participa de ação educativa e ambiental no bairro Maracanã I em Santarém

Componentes do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) e alunos de diferentes institutos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participaram no último sábado, 16 de setembro de 2023, de ação coletiva de educação ambiental no bairro Maracanã I, em Santarém (PA).

Denominada "Educação Ambiental, uma Ação Necessária", a atividade de sensibilização ambiental e de limpeza da praia do Maracanã e do lago Pacu foi promovida pelo projeto “Água Limpa, Peixe Saudável" e contou com a participação de comunitários, moradores, estudantes e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Polícia Ambiental.

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da Ufopa também se juntaram aos integrantes da ação e ofertaram aos alunos do ensino fundamental do bairro uma roda de conversa intitulada “A importância da Educação Ambiental para as presentes e futuras gerações”.

“A sensibilização ambiental é essencial para promover práticas sustentáveis e reduzir o impacto ambiental. É necessário que cada ser humano assuma a responsabilidade pela proteção do meio ambiente, adotando práticas simples como catar seu próprio lixo após sujar, não jogar lixo na praia, disseminar práticas sustentáveis e outras ações”, afirma a coordenadora do Gepeea, Mirtes Cortinhas dos Santos, docente do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa.

Vinculado ao curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa, o Gepeea é formado por um grupo interdisciplinar de docentes, técnicos, discentes e demais colaboradores, que visa a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em ambientes formais e não formais, com ênfase em educação ambiental, na região do Oeste Paraense.

“O Gepeea tem por objetivo divulgar matérias concernentes a estudos e reflexões interdisciplinares sobre a temática ambiental”, explica Mirtes Cortinhas, que agradeceu à Reitoria da Ufopa e ao Iced o apoio concedido na ação educativa. “A missão da Universidade tem que ser ampliada para além das fronteiras da simples formação técnica-profissional que atenda à sociedade e empresas. A educação contribui para suprir esta necessidade, vinculando conhecimentos, princípios, participação, responsabilidade e solidariedade de toda a comunidade”.

Comunicação/Ufopa, com informações do Gepeea
20/09/2023

Participantes da ação ambiental realizada no bairro Maracanã I. Foto: Acervo Gepeea.