Ultima atualização em 16 de Fevereiro de 2024 às 15:56

Grupo de Teatro da Ufopa realiza em fevereiro nova temporada do espetáculo “Desimpério”

O espetáculo ocorrerá nos dois últimos finais de semana de fevereiro, sempre às 20h, no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa, com entrada gratuita.

Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Projeto Iurupari realiza nos dois últimos finais de semana de fevereiro, em Santarém (PA), uma nova temporada do espetáculo “Desimpério”. Gratuitas, as apresentações ocorrerão de sexta a domingo, no período de 16 a 18 e 23 a 25 deste mês, sempre às 20 horas, no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa, situada no bairro do Caranazal, próximo ao Shopping Paraíso.

Do gênero épico, “Desimpério” tem concepção dramatúrgica idealizada pelos integrantes do espetáculo a partir do texto “Peça Didática de Baden-Baden Sobre o Acordo”, de Bertolt Brecht (1929), e “O Último Discurso” do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin (1940). Com classificação indicativa de 14 anos, a peça tem a direção do professor Leandro Cazula, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa. O espetáculo contará com tradução e interpretação em Libras feita pelo professor Alexandre Magno, garantindo assim a acessibilidade da apresentação em língua de sinais.

A proposta e a temporada têm apoio e incentivo da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa; do Instituto de Ciências da Educação (Iced); e do edital Tamba Tajá 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e Diretoria de Interação Cultural (DIC), que teve por objetivo premiar propostas individuais e coletivas, nos seus mais variados segmentos e práticas, visando a democratizar o acesso às pautas do teatro em espaços culturais localizados nas demais regiões de integração do estado do Pará.

Proposta cênica – O processo de criação da peça “Desimpério” foi concebido durante a execução do Núcleo de Jovens e Adultos do Projeto Iurupari no ano de 2022. A encenação apresenta cenas textuais e corporais, de construções coletivas entre os atores e atrizes, com uso de sonorizações reproduzidas eletronicamente e jogos cênicos, que buscam instigar reflexões sobre as contradições da sociedade em sua distopia tecnológica que massacra, tortura e oprime os homens.

Com duração de 40 minutos, a montagem tende a provocar reflexões sobre o progresso técnico e científico em detrimento da sociedade e sua possível “humanidade”, questionando os avanços científicos que ultrapassam a importância do indivíduo social, que acabava sendo sacrificado em nome da ciência.

O elenco é composto pelos atores André Oliveira, Emanuelly Carvalho, Fabiana Bernardo, Flávia Lima, Igor Castro, Karina Vasconcelos, Lucas Ramos e Pablo Vasconcelos. Figurinos e maquiagem são de concepção do grupo. A trilha sonora utilizada é da banda de post-rock islandesa “Múm”, do álbum “Summer make Good”. A sonoplastia é operacionalizada por Mateus Petry, a iluminação é concebida por Amaury Caldeira e a projeção visual é feita por Eduardo Rodrigues.

Sobre o projeto – O Projeto Iurupari/Grupo de Teatro é desenvolvido na Ufopa desde março de 2015. A ação de extensão formou um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico para o exercício do fazer teatral entre si e que concretiza apresentações teatrais. Efetivou-se um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, com resultados direcionados para a comunidade em geral. Os núcleos formativos do projeto ocorrem aos sábados no Auditório Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural, na Unidade Rondon, Campus Santarém.

Serviço: Espetáculo “Desimpério”

• Datas: 16 a 18 e de 23 a 25 de fevereiro de 2024 (sextas, sábados e domingos)

• Horário: 20 horas

• Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém (Avenida Marechal Rondon, bairro Caranazal, próximo ao Shopping Paraíso)

• Entrada: Gratuita

• Lotação: 110 pessoas

• Gênero: Épico

• Classificação: 14 anos

• Duração: 40 minutos

• Elenco: André Oliveira, Emanuelly Carvalho, Fabiana Bernardo, Flávia Lima, Igor Castro, Karina Vasconcelos, Lucas Ramos e Pablo Vasconcelos

• Direção: Leandro Cazula

• Textos: “Peça Didática de Baden-Baden Sobre o Acordo”, de Bertolt Brecht (1929), e “O Último Discurso” do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin (1940)

• Músicas: Banda de post-rock Islandesa “Múm”, do álbum “Summer make Good”

• Sonoplastia: Mateus Petry

• Iluminação: Amaury Caldeira

• Projeção Visual: Eduardo Rodrigues

• Fomento: Edital Tamba Tajá 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e da Diretoria de Interação Cultural (DIC)

Mais informações:

Comunicação/Ufopa, com informações do Projeto Iurupari
14/02/2024, atualizada em 16/02/2024.

Notícia relacionada: